Aparecida

Aparecidense relata desabafo de médico de UBS sobre redução de salários e lotação de unidade

A reportagem do Diário de Aparecida recebeu uma queixa referente ao atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no município há 40 unidades de UBSs. Entre elas, a UBS Madre Germana, localizada na Rua MG 17, Área Verde, Madre Germana I, onde um aparecidense, em busca de atendimento, se deparou com superlotação e lentidão nos serviços.

Há um mês, após sentir os sintomas que remetiam suspeitas de contágio ao Covid-19, um aparecidense que solicitou sigilo de sua imagem e de seus parentes, relatou que ao procurar atendimento, foi encaminhado para a UBS Madre Germana, no qual permaneceu por mais de 8 horas.

Em sua peregrinação entre Upas e UBSs, o leitor falou que ficou assustado com o relato de um dos médicos. “Conversei com um médico de Aparecida, que preferiu não citar o nome e o posto que trabalha, ele disse a mim e minha família que a falta de médico nas UBSs se deve a redução do salário de quase 50%. Com isso, muitos médicos pediram para sair da prefeitura. Só na UBS do Madre Germana saíram 7 colegas. Porque em plena pandemia está faltando médico em muitas UBSs de Aparecida?” perguntou.

Ele continuou dizendo que a UBS do Madre Germana estava lotada, com pessoas suspeitas de Covid e uma fila enorme de vacina contra a gripe (Influenza). Tanto para atendimento da Covid, quanto para a vacina, tinha gente lá de bairros distantes, como por exemplo do Conjunto Estrela do Sul, Pontal Sul e Aeroporto Sul. Pessoas falaram a ele que quando conseguiam ser atendidos no teleconsulta, mesmo morando longe, eram enviados para a UBS do Madre Germana.

 

SMS
A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia alegou ao DA que desconhece qualquer pedido de demissão de profissionais da saúde por conta da redução salarial. A pasta afirma ainda, que não houve redução salarial de médicos. “Não temos conhecimento de pedidos de demissão de médicos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo