Aparecida

Moradores da Vila Oliveira amargam lentidão nas obras de pavimentação asfáltica

Os moradores da Vila Oliveira, bairro que aguarda o asfalto há cerca de 70 anos, não se conformam com a retirada das máquinas que faziam a pavimentação há 15 dias. Ao Diário de Aparecida foi dito que o episódio acontece pela terceira vez ante os olhos da população. Eles questionam a saída do maquinário e por que várias ruas, entre elas Turquesa e Granada, não estão sendo asfaltadas.

O comerciante Danilo de Carvalho, que tem estabelecimento na Avenida Cianita – que também está na poeira –, disse que ontem, 21, as máquinas estavam asfaltando uns 150 metros da Rua Epidoto, e que mais nenhuma outra atividade foi vista por parte do órgão municipal.

 

Provisório
Procurado pela reportagem, o vereador Sandro Oliveira (Cidadania), representante da região, disse que como o Jardim Itapuã, bairro vizinho, também está recebendo o asfalto, o maquinário foi removido para auxiliar na obra, enquanto não chegava ao município a matéria-prima, que estava em falta no mercado, para fazer a capa asfáltica. “Para a prefeitura, é prejuízo deixar as máquinas paradas, a diária de trabalho de uma delas custa em torno de R$ 2 mil. A matéria-prima chegou e as máquinas retornaram para a Vila Oliveira e já estão trabalhando”, afirmou o vereador.

Lote 4
As atuais frentes de serviço na Vila Oliveira são divididas em quatro etapas, denominadas de lotes 1, 2, 3 e 4. O que causa incômodo nos moradores é que as ruas que compõem o lote 4 nunca receberam as obras. Segundo Sandro Oliveira, o local de fato não teve a frente iniciada, porque o lote 4 se trata de uma contrapartida da Prefeitura de Aparecida com a Caixa Econômica Federal.

O parlamentar informou ao DA que nenhuma obra da prefeitura pode ser 100% financiada pelo governo federal ou estadual sem uma contrapartida. Assim, ficou decidido que as ruas do lote 4, entre elas, a Granada e Turquesa, ficarão a cargo do Poder Executivo Municipal. O vereador disse que nesse lote 4 estão as ruas que não precisam das galerias pluviais, e por isso ficaram para a prefeitura pavimentar.

“O asfalto da prefeitura não tem qualidade superior ao da empresa Costa Brava por vários fatores, um deles é a entrega do asfalto sem as calçadas. Então, para ficar um asfalto padronizado, a prefeitura decidiu colocar a empresa para asfaltar também o lote 4, para não correr o risco do serviço apresentar desigualdades. Como é a Caixa Econômica Federal que está administrando, leva-se um tempo para o aditivo e as transações, e enfim o lote 4 ser enquadrado no cronograma. Há trâmites como medições dos locais, averiguação se o valor que a empresa estabeleceu está adequado ao mercado, para não haver, por exemplo, superfaturamento. Há várias análises para se liberar os recursos, por isso, a justificativa dessa demora”, detalhou o parlamentar, afirmando que o bairro já está 70% asfaltado com rede de água tratada e esgoto implantados.

Para a Seinfra de Aparecida, não há nada de errado com o bairro

Em nota enviada ao Diário de Aparecida no dia 9 de junho de 2021, a Secretaria de Infraestrutura de Aparecida de Goiânia (Seinfra) informou que as obras de pavimentação das ruas da Vila Oliveira seguem dentro do cronograma. O documento destaca que, nesse momento, foram finalizadas as bases, que incluem as redes de galerias pluviais e também a compactação e nivelamento do solo.

Ainda de acordo com a Seinfra, agora as máquinas entram com a imprimação do solo e posteriormente será implantado o asfalto. A expectativa da Seinfra é de que todo o processo de pavimentação seja finalizado até o mês de agosto. (A.P.A.)

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo