Aparecida

Com Aparecida flexibilizada, Mendanha é novo líder do negacionismo em Goiás

Da Redação

O prefeito Gustavo Mendanha é o novo líder do negacionismo da Covid-19 em Goiás. Ao se recusar a seguir o decreto estadual que fechou por 14 dias as portas do comércio, indústria e serviços, indo de encontro inclusive à decisão do seu colega Rogério Cruz, de Goiânia, que suspendeu as atividades econômicas não essenciais na capital, Mendanha passou a ser consagrado pelo bolsonarismo mais radical no Estado, inclusive merecendo um vídeo de elogios postado no Instagram nesta terça, 17, pelo extremista maluco beleza Gustavo Gayer.

Print do Instagram mostra Gustavo Mendanha e o extremista e negacionista em uma live nesta terça, 17, quando trocaram elogios

Gayer, juntamente com a vereadora também bolsonarista Ângela Rodart, liderou duas tentativas de bloqueio ao tráfego na BR-153, em protesto contra as medidas de restrição para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

A flexibilização em Aparecida é definida por Gayer como “defesa do povo contra a miséria”, enquanto sugere que a pandemia não passa de uma conspiração da imprensa para acabar com a economia do país. Ele não economia adjetivos para incensar Mendanha e parece ter atingido seu objetivo: também ontem, logo após o primeiro vídeo de Gayer, ele convidou o extremista para um live também no Instagram, em que os dois comentaram o decreto estadual e o prefeito assegurou que não vai recuar na decisão de manter Aparecida sob o sistema de escalonamento intermitente por regiões, criticado por especialistas.

Mendanha alega que o modelo foi aplicado com sucesso em Israel, mas essa informação não é confirmada pelo noticiário internacional. Na verdade, os israelenses são responsáveis pelas medidas mais duras de lockdown tomadas até agora em todo o mundo, inclusive no momento, mesmo alcançando um índice espetacular de mais de 60% da população vacinada. Em Israel, as pessoas estão proibidas inclusive de se afastar mais de um quilômetro e meio de suas casas, sob pena de prisão.

Também ontem, o Ministério Público Estadual informou que está estudando a situação de Aparecida, para decidir se aciona a Justiça para obrigar o prefeito a fechar as atividades econômicas não essenciais na cidade. Dada a proximidade e conurbação com Goiânia, constituindo-se ambas as cidades em um centro urbano único, tudo indica que o recurso de recorrer ao Judiciário para obrigar Mendanha a seguir o decreto estadual será a única saída.

Foto: Reprodução

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo