Notícias

PIB goiano cresce mais que nacional

Os dados são do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o terceiro trimestre consecutivo em que o PIB de Goiás superou o número nacional.

 O Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu  5,5% de julho a setembro de 2022. O crescimento é em relação ao ano de 2021. O índice nacional ficou em 3,6%.
Os dados são do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o terceiro trimestre consecutivo em que o PIB de Goiás superou o número nacional.
O desempenho da agropecuária,  indústria,  e setor de serviços  foram fundamentais para esse crescimento.
Agropecuária
A agropecuária apresentou crescimento de 6% no terceiro trimestre de 2022, quando comparada ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento superou o nacional, que foi de 3,2%. O resultado positivo é motivado pelo desempenho das culturas da lavoura temporária.
Indústria
A indústria goiana cresceu 8% no terceiro trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. A indústria brasileira apresentou avanço de 2,8%. Em Goiás, os resultados positivos ocorreram em todas as atividades que compõem o segmento: serviços industriais de utilidade pública, construção civil, indústria extrativa e indústria de transformação.
Serviços
O setor de serviços cresceu em Goiás 3,9%. Nacionalmente o aumento foi de 4,5%, em relação ao mesmo período de 2021. No estado, os principais resultados positivos foram provenientes das atividades de artes, cultura, esporte, recreação e outros serviços; de atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares; de alojamento e alimentação; de administração, educação e saúde pública, e defesa e seguridade social.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo