Notícias

Junho Vermelho e Laranja: campanhas que se completaram

5O mês de junho é marcado por duas campanhas de conscientização que se complementam e alertam a sociedade para assuntos pertinentes: o Junho Vermelho em prol da doação de sangue, e o Junho Laranja, para conscientização da anemia e leucemia.

Devemos lembrar que a doação de sangue, que é mais que um ato de amor, é um ato que salva até quatro vidas com uma única doação, bem como também a conscientização e que também combate a anemia e leucemia.

A anemia, apesar de muito frequente, ainda continua sendo um tema que traz muitas dúvidas à população. Já no caso da leucemia, ainda que menos frequente, também merece destaque por se tratar de um tipo de câncer.

Esclarecendo:

A anemia causa fraqueza, cansaço, fadiga, dificuldade para concentração, queda de cabelo, falta de ar, sonolência e perversão do apetite . A doença pode ser desenvolvida por diversos fatores: falta de nutrientes como ferro, vitamina B12, ácido fólico, além da destruição das hemácias por algum evento autoimune, hemorragias agudas ou mesmo pela falha de produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos. Sua origem está na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas. Além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem a capacidade de fabricação das outras células que compõem o sangue, assim comprometendo suas funções.

Ao reparar algum sinal dessas doenças, deve-se procurar um especialista o mais precoce possível, a fim de se evitar que essas desordens hematológicas evoluam e se tornem ainda mais graves.

O melhor caminho é a prevenção, por isso nós do Jornal Diário de Aparecida lembramos que realizar consultas e exames periódicos contribui para o diagnóstico precoce e com isso, maiores chances de cura nos tratamentos de diversas doenças, principalmente no caso do câncer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo