Aparecida
Tendência

Aparecida é destaque nacional em saneamento

Cidade irá receber o Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, que a instituição desenvolve em parceria com o  Instituto Trata Brasil (ITB) na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”. 

Aparecida de Goiânia (GO), que é a segunda maior economia do estado de Goiás, foi reconhecida pelo Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV) como uma das cidades brasileiras que se destacam em  saneamento básico. A cidade irá receber o Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, que a instituição desenvolve em parceria com o  Instituto Trata Brasil (ITB) na categoria “Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto”. 

De acordo com o Instituto Trata Brasil (ITB), que é é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que surgiu em 2007 com o objetivo de promover avanços no saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país, a cidade goiana  apresentou uma evolução surpreendente no tratamento de esgoto, aumentando sua eficácia de 22,29% para 74,12%.

Segundo o o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS),  Aparecida de Goiânia oferece acesso à água a 79,2% da população e coleta de esgoto a 58,7%. Além disso, o município superou a média nacional, investindo R$ 263,41 per capita em saneamento básico nos últimos cinco anos.

O Prefeito Vilmar Mariano  destaca que o reconhecimento de duas entidades tão representativas para o Brasil reforçam que a cidade está no caminho certo e ampliam ainda mais a sua responsabilidade em continuar buscando e construindo diariamente uma cidade que faça o aparecidense se orgulhar ainda mais.  “Este prêmio reflete o trabalho árduo e o compromisso que nossa cidade tem, desde o início da gestão de Maguito Vilela,  em avançar na questão do saneamento básico e no tratamento de esgoto. Nossa jornada para melhorar a qualidade de vida em Aparecida continua”, disse.

Mariano destacou ainda que o trabalho para ampliar ainda mais os bons índices continuam na sua gestão. “Eu e o secretário de infraestrutura, Mário Vilela, estamos trabalhando na captação de recursos e desenvolvimento de projetos para que todos os nossos moradores possam ter acesso a água tratada e rede de esgoto”, finalizou.

A premiação

O evento de premiação acontece no dia 09 de agosto, das 13h30 às 17h30, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, com transmissão ao vivo no YouTube do Trata Brasil.

Sobre o evento

7ª edição do Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”

Data: 09/08/2023

Horário: 13h30 às 17h30

Modalidade: presencial, com transmissão no YouTube do Trata Brasil

Local: Fundação Getúlio Vargas (FGV) – Av. Nove de Julho, 2029, Bela Vista, São Paulo – SP

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.



Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo