Internacional

Velório da rainha envolve 2 operações, trens e palácios em 10 dias

Corpo de Elizabeth II será velado na Escócia antes de ir de trem até Londres, onde acontecerão mais homenagens, o velório e o enterro.

 

Foto: Reprodução/Internet

No momento em que a morte da rainha Elizabeth II de 96 anos, foi confirmada, uma série de protocolos começaram a ser cumpridos com relação ao velório e ao enterro. E que ficaram mais complexos, uma vez que ela faleceu na Escócia e não na Inglaterra onde será enterrada. Duas operações então serão postas em ação Unicórnio e London Bridge.

A primeira diz respeito ao traslado do corpo de Elizabeth da Escócia até Londres e, sim, havia planos também caso a morte acontecesse no Castelo de Balmoral, como foi o caso. Afinal, era um dos locais favoritos da rainha, de propriedade privada (ou seja, não estava entre os bens reais, mas era posse da própria Elizabeth).

O corpo dela vai de trem até Edimburgo, capital da Escócia, onde ficará no Palácio de Holyroodhouse. Isso deve acontecer no domingo (11/9). Há planos para de uma procissão cerimonial em Edimburgo ao longo da Royal Mile até a Catedral de St. Giles, marcada para segunda (12/9).

Lá, o caixão seria aberto ao público. Só então, o cortejo segue para Londres. O trajeto também deverá ser feito de trem, com homenagens a cada estação, em um percurso de 533 km. O British Royal Train será usado. É uma luxuosa locomotiva só usada em ocasiões especiais e pelos membros mais antigos da realeza. Ao todo, são nove vagões que integram quartos, sala de jantar, salões privados e um escritório. Mas há a alternativa de a viagem ser feita de avião.

De qualquer forma, o caixão da rainha deve chegar ao Palácio de Buckingham na terça-feira (13/9). Aí vem o início da Operação London Bridge. Um cortejo leva o corpo até o Palácio de Westminster. A partir da quarta-feira (14/9), o velório oficial começa e só deve terminar no domingo (18/9).

Badaladas do relógio Big Ben serão ouvidas ao meio-dia, como parte das homenagens. Autoridades do mundo inteiro, assim como milhares de súditos são esperados no local, principalmente no fim de semana dos dias 17 e 18 de setembro.

O funeral em si está marcado para a Abadia de Westminster, na segunda-feira (19/9). É esperado que o caixão da rainha seja carregado em uma carruagem. Atrás, os membros sêniores da família real seguirão silenciosamente a pé. Elizabeth II será levada para a capela São Jorge, no Castelo de Windsor, para as últimas homenagens.

Depois, o corpo será enterrado na capela memorial do rei George VI, ao lado do pai, da mãe e da irmã, a princesa Margaret, morta em 2002. O caixão do príncipe Philip, marido de Elizabeth, será levado para lá também (atualmente está no Royal Vault).

(Metrópoles)

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo