Mundo

Biden afirma que está convencido de que Putin invadirá a Ucrânia

“Estou convencido de que ele utin] tomou a decisão [de invadir]”, afirmou o democrata

Nesta sexta-feira (18/2), o presidente dos Estados Unidos, Jor Biden, afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, irá sim invadir a Ucrânia, em apoio aos separatistas étnicos russos no leste do país. Segundo Biden, os planos de Putin envolvem, inclusive, invadir a capital, Kiev.

 

Durante um pronunciamento sobre a crise na Ucrânia, Biden disse que, entre os membros da Otan (aliança militar ocidental) e da União Europeia, há um consenso no que diz respeito ao ataque. “O Ocidente está unido”, afirmou.

 

Estou convencido de que ele [Putin] tomou a decisão [de invadir]”, defendeu o democrata. Então, foi questionado ao presidente se essa era mesmo sua percepção sobre a questão, e ele confirmou. Para Biden, os russos precisam decidir entre a guerra e a diplomacia, mas sobre Putin: “É difícil ler sua mente”, afirmou.

 

“Se ele agir antes, terá fechado a porta da diplomacia”, disse Biden. “Não estou certo se ele está interessado em diplomacia. Ele acha que tem a habilidade de mudar as dinâmicas na Europa, o que não tem”, defendeu.

 

Segundo o presidente dos EUA, um conflito armado dos russos contra os ucranianos deve ocorrer “na próxima semana, nos próximos dias”.

 

Sobre a questão, o secretário de Estado de Biden, Antony Blinken, tem um encontro, no próximo dia 24, com o chanceler russo, Serguei Lavrov, afim de abrir um diálogo diplomático. Ainda, neste sábado (19/2), a vice-presidente americana, Kamala Harris, se reunirá com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, em Munique.

 

Kevin Lamarque/Reuters

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo