Notícias

 André Fortaleza pede criação de subsecretaria de Desenvolvimento Urbano para gerir “caos”

Vereador quer que prefeitura foque em ações para melhorar atendimento ás necessidades do povo

Na esteira da movimentação partidária e eleitoral, Fortaleza utilizou suas redes sociais na semana passada para criticar a gestão de Mariano. Ele sugeriu ao prefeito que descentralize os serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), por meio da criação de subsecretarias para solucionar o que ele chamou de caos urbano.

Ele explicou ao Diário de Aparecida que o Legislativo não pode propor um projeto de lei nesse sentido porque o Regimento Interno da Casa não permite. “Eu posso sugerir. Agora lei, quando se mexe no orçamento, não é prerrogativa da Câmara. Deve partir do Executivo”, pontuou.

Apesar da previsão de aumento de gastos, o emedebista frisou que a descentralização da pasta pode agilizar o atendimento das demandas da população com os serviços de roçagem, de iluminação e de limpeza, além de reduzir o deslocamento da frota de caminhões e de maquinários.

“Hoje estou aqui para me dirigir ao prefeito de Aparecida de Goiânia. Eu gostaria que visse a possibilidade de estar implantando em Aparecida subsecretarias de Desenvolvimento Urbano. Com isso, eu creio que nós poderemos ofertar o melhor serviço a você, aparecidense”, explicou o parlamentar.

Na avaliação de André Fortaleza, Aparecida vive um verdadeiro “caos urbano”, com problemas em várias áreas, principalmente na limpeza urbana e na iluminação pública. “Hoje, infelizmente, está um caos. Mato alto, muita sujeira e a iluminação que está precária”, declarou André Fortaleza.

Resposta

Sobre as críticas do vereador em relação aos serviços prestados pela SDU, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), afirmou que a obrigatoriedade de limpeza,manutenção e roçagem de lotes privados não edificados é do proprietário do imóvel e que “a prefeitura, com o objetivo de minimizar os problemas para a população vizinha a esses locais, realiza, anualmente, de duas a três etapas de roçagem, além de limpezas constantes de áreas, e o serviço é cobrado no ITU [Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana] anual do imóvel”.

Segundo a Secom, há cerca de 90 mil lotes privados não edificados na cidade e a primeira etapa de roçagem destes lotes não edificados, iniciada em dezembro, foi finalizada este mês, “percorrendo todos os 300 bairros da cidade”. E esclarece que a segunda etapa já foi iniciada e voltará, “dentro do cronograma, a todos os bairros realizando uma segunda roçagem”.

A Secom explica que a prefeitura segue um cronograma, levando os tratores para os bairros, conforme este cronograma e a expectativa é de finalizar esta etapa até julho. Informa também que durante os Mutirões de Aparecida, as equipes realizam o serviço de roçagem de áreas públicas e privadas.

Repórter: Eduardo Marques

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo