Saúde

Goiás tem 32 casos confirmados de Monkeypox, a Varíola dos Macacos

Goiás tem, até o momento, 32 casos já confirmados da doença Varíola dos Macacos. Os casos são nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itaberaí, Luziânia, e Cidade de Goiás. Os primeiros casos foram confirmados no dia 11 de julho, em Aparecida.

O vírus Monkeypox. Foto: Reprodução/ONU Brasil

Menos de um mês depois da data do primeiro registro de casos da Varíola dos Macacos no estado de Goiás, o estado possui agora 32 casos confirmados. Todos os pacientes são homens com idades entre 23 e 43 anos, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO).

Os primeiros casos da doença no estado foram registrados em Aparecida de Goiânia no último dia 11. Desde então, foram mais de 20 casos confirmados. De acordo com informações da SES-GO, todos os infectados são homens com idade entre 23 e 43 anos.

Esse padrão pode ser observado em outros locais que se tem registro de casos da doença; a maior parte dos casos diagnosticados até agora são de homens com menos de 40 anos que se relacionam com o mesmo sexo. No entanto, especialistas alertam que tais dados não apontam um tipo de transmissão única.

“A concentração de casos nesses indivíduos é uma coisa do momento e toda doença tem uma dinâmica própria”, aponta o médico Alexandre Naime Barbosa, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia para a BBC News Brasil

Em nota, a Prefeitura de Aparecida informou investigação epidemiológica mostrou que os dois casos da cidade foram confirmados pelo método laboratorial. Os dois homens que tiveram a doença já receberam alta do isolamento.

Até o momento, são 32 casos confirmados em Goiânia (26), Aparecida de Goiânia (2), Inhumas (1), Itaberaí (1), Luziânia (1), e Cidade de Goiás (1). Os casos suspeitos são 54.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo