Goiás Online

Curso gratuito de Harvard é oferecido gratuitamente em Goiás. Saiba como se inscrever

 Projeto de introdução à Ciência da Computação é voltado a pessoas que não têm nenhum conhecimento sobre o tema; curso pode ser on-line ou presencialmente, em português

O curso básico de Introdução à Ciência da Computação (CC50), da Universidade de Harvard, alcançou 2 mil inscrições em uma semana. O programa é oferecido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Escola do Futuro de Goiás (EFG), em parceria com a Fundação Estudar. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas no site desenvolvimento.go.gov.br.

O CC50 é um curso gratuito e on-line, com carga horária de 70 horas e versão em português, sendo voltado para quem não tem conhecimento sobre o tema. Podem se inscrever pessoas a partir de 10 anos de idade, que terão um período de seis meses para concluir o curso. O conteúdo está dividido entre teoria, estudo de caso e monitoria on-line.

Os participantes vão aprender a resolver problemas de programação de forma eficiente e terão acesso a conceitos de algoritmos, estruturas de dados, abstração, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software, desenvolvimento web e linguagens de programação, incluindo C, Python, SQL e JavaScript, além de CSS e HTML.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o alto número de inscrições em um curto período mostra que Goiás também tem vocação para a tecnologia. “Nossos jovens querem aprender a programar para se inserir ou se recolocar no mercado de trabalho. Existe demanda e vamos preparar nossos jovens para competir no mundo e na economia do futuro”, diz.

Interessados que não possuem computador e internet de qualidade em casa podem fazer o curso no Laboratório de Informática da Escola do Futuro de Goiás Luiz Rassi, no Jardim Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. Os monitores da unidade vão auxiliar no ensino desses alunos, e a criação das turmas presenciais será realizada de acordo com a demanda.

Todos os participantes receberão certificado emitido pela Fundação Estudar, em parceria com as Escolas do Futuro de Goiás, ao concluírem todas as atividades. A parceria com a Fundação Estudar está firmada até dezembro de 2025, e as inscrições para o CC50 seguem fluxo contínuo até data próxima de finalização da parceria.

 

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo