Notícias

Especialista indica cuidados para prevenir as doenças respiratórias no tempo seco

Rinite alérgica, asma, gripe, sinusite e bronquite são algumas doenças respiratórias que tendem a se agravar no inverno, época em que a umidade relativa do ar fica mais baixa. Nesse período, os cuidados devem ser redobrados e medidas simples podem ser adotadas para aliviar os sintomas das doenças, trazendo mais conforto quando o tempo estiver mais seco.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, Priscila Miranda De Carvalho Coletto, a diminuição da umidade causa o ressecamento da pele e das mucosas, favorecendo as manifestações alérgicas e doenças respiratórias. “A baixa umidade do ar e a poluição provocam um quadro de ressecamento, principalmente, da mucosa nasal. Com isso, ocorre prejuízos na função de barreira natural de proteção, o que pode provocar o aumento do risco de inflamações, crises alérgicas e até mesmo sangramento na região nasal”, explica.

A professora comenta ainda que, em Goiás, é normal que a população já comece a sentir os primeiros efeitos da estiagem e perceba a diminuição da umidade, mas lembra que a seca é ainda mais rigorosa em junho, com a chegada do inverno. “Ainda há outro agravamento, que são as queimadas. Apenas em maio de 2021, houve aumento de quase 90% dos focos de incêndio no Estado em relação ao ano passado”, alerta. “Diante desse cenário, é muito importante uma maior atenção à umidificação de ambientes e ingestão de líquidos”, continua.

A especialista acrescenta ainda que a atenção deve ser redobrada, principalmente porque, em muitos casos, os sintomas são parecidos aos da Covid-19. “Os cuidados devem ir além, pois, com a semelhança entre manifestações de doenças respiratórias e coronavírus, é natural que as pessoas se confundam, acreditando estar infectadas. Por isso, é aconselhável uma observação cuidadosa dos sintomas, pois quando se trata de uma doença alérgica ou respiratória, o organismo vai se manifestar da mesma forma de crises anteriores”, avisa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo