Notícias

Conceitos e valores que elegeram Caiado continuam vivos para 2022

As eleitoras e os eleitores que votaram no governador Ronaldo Caiado em 2018 tendem a repetir a escolha em 2022. É o que se deduz da avaliação feita pelo marqueteiro Marcos Carvalho, principal marqueteiro da campanha de Jair Bolsonaro para presidente, em 2018, hoje rompido com o bolsonarismo e crítico do comportamento do capitão no Palácio do Planalto.

Aplicando-se o raciocínio de Marcos Carvalho a Goiás, conclui-se que a vitória de Caiado foi baseada em conceitos e valores, que pesaram mais na decisão do eleitorado que nas propostas apresentadas na campanha. Isso porque, do ponto de vista administrativo, ele não tinha um currículo como gestor para mostrar (sempre foi parlamentar), más intenções – que foram avalizadas pela sua vida ilibada e biografia sem manchas de casos de corrupção, ainda mais em um momento em que o Estado vinha de uma série de escândalos que abalaram as administrações do PSDB (tanto que o candidato do partido, José Eliton, ficou em 3º lugar, com uma votação pífia).

Jair Bolsonaro também foi eleito presidente da República a partir de conceitos e valores, já que, como Caiado, também não tinha um passado de realizações, como administrador, para exibir na campanha. No caso de Bolsonaro, esse ideário foi dilapidado. Não fez nada do que prometeu e foi condescendente com a corrupção. Segundo Marcos Carvalho, “os brasileiros agora conhecem o trabalho do presidente. E só voltariam a votar nele se ele apresentasse bons resultados”. Bolsonaro deixou de representar os conceitos e valores que o levaram à vitória.

O caso de Caiado é diferente. O governador não perdeu as bandeiras da luta anticorrupção em Goiás e da reorganização administrativa e financeira do Estado que deram a ele o mandato em 2018. Ao contrário, Caiado fortaleceu essas características. E acrescentou a gestão séria e responsável que faz, que levou o governo à estabilidade fiscal, colocou a folha de pessoal em dia e hoje gasta muito menos do que no passado.

Outro fator importante é a Covid-19. A sangria que se verifica no apoio popular a Bolsonaro decorre em grande parte dos erros e equívocos cometidos no enfrentamento à pandemia. “Quem passou dois anos tentando sobreviver em meio a um caos sanitário não vota em quem não comprou vacina e não tomou as providências adequadas”, ressalta o ex-marqueteiro bolsonarista.

Quanto a Caiado, mais uma vez, ocorre o contrário. Suas respostas no sentido de proteger a população foram as melhores possíveis, inclusive a preocupação em trazer vacinas e estimular a imunização das goianas e dos goianos. A boa performance tem merecido, inclusive, alta aprovação nas pesquisas.

O atual governador de Goiás, portanto, vai para a reeleição como franco favorito primeiro por manter os conceitos e valores que garantiram a primeira vitória, em 2018, e segundo pela entrega que está fazendo no curso do seu mandato, transformando expectativas em realidade, como no caso da Segurança Pública, área em que os resultados obtidos são simplesmente espetaculares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo