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Pesquisa analisa oferta online dos serviços e a capacidade em realizar o atendimento pelo Estado

O primeiro aspecto avaliado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-Tic) na pesquisa é a capacidade para oferta digital de serviços, que leva em consideração se o Estado disponibiliza um sítio eletrônico oficial para disponibilização de informações institucionais; agendamento e oferta de serviços; se é disponibilizada uma ferramenta de avaliação da satisfação dos usuários, entre detalhes dessa natureza. Em 2020, a pontuação de Goiás nessa categoria o colocou em 11 lugar. Este ano, passou para o sexto, subindo cinco posições na avaliação deste critério específico.

O segundo aspecto avaliado trata sobre os serviços digitais ofertados, analisando a disponibilidade prioritariamente nas áreas de educação, saúde, segurança pública e economia. Neste sentido, são verificadas a oferta de emissão online de segunda via de documentos como carteira de habilitação, identidade; emissão de boletim de ocorrência; nota fiscal eletrônica, entre outros.

E o terceiro e último item avaliado diz respeito à regulamentação por meio de instrumentos legais como Leis e Decretos para a instituição do portal único de serviço, entre outros mecanismos necessários para a instauração do governo digital. Neste critério, Goiás passou da oitava para a quarta colocação, subindo quatro posições.

A somatória das três categorias resultou na sua consolidação na sétima colocação, posição essa compartilhada com o estado da Paraíba. Figuraram nos primeiros lugares Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná, respectivamente.

Plataforma Expresso Goiás
Lançado no dia 17 de maio deste ano, a plataforma Expresso foi desenvolvida para concentrar os serviços digitais disponíveis pelo poder público estadual. Para se adaptar aos diferentes perfis de acesso do cidadão, ela foi idealizada para ser consultada de três diferentes maneiras: site, aplicativo e totem.

Ao completar seu primeiro mês de atividade, a plataforma já contabilizava 100 mil acessos no site e 90 mil logins de usuários cadastrados no portal. Nas lojas de aplicativos, os downloads já são superiores a 14 mil. Atualmente, o Expresso conta com a oferta de 82 serviços digitais, número esse que vem sendo ampliado à medida que demais processos passam a ser incorporados ao sistema. Até o final do ano, a estimativa é chegar a mais de 200 serviços 100% digitais.

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