Aparecida

Bairros de Aparecida sofrem com acúmulo de lixo e atraso no serviço de coleta

Segundo os moradores, o caminhão que recolhe descarte não passa nas ruas desde antes do Natal. A população cobrou em tom de urgência a normalização do trabalho

Ana Paula Arantes

 

Limpeza urbana é um serviço essencial e faz parte do conjunto de ações do chamado saneamento básico. Manter uma cidade limpa, com condições de conservação e higiene tem impactos positivos para a qualidade de vida das pessoas. Cabe à prefeitura a limpeza da cidade, mas os moradores também têm seu papel.

 

No Código de Postura do Posturas do município de Aparecida, Lei Municipal 792 no Capítulo 1, Art. 5 diz que a prefeitura tem o dever de cuidar da limpeza pública. “Compete à Prefeitura zelar pela higiene pública, visando melhoria do ambiente, a saúde e o bem-estar da população, favoráveis ao seu desenvolvimento social e ao aumento da expectativa de vida”.

 

Como uma maneira de expor as dificuldades enfrentadas em seus bairros, os aparecidenses têm criado páginas para redes sociais a exemplo do Jardim dos Ipês, Jardim Tiradentes, Cidade Livre, Jardim Riviera, entre outros. Desta vez uma moradora do Jardim Ipiranga filmou uma das ruas do setor para mostrar as lixeiras lotadas com lixo doméstico.

 

O foco da reclamação recaiu sobre a irregularidade da coleta de lixo por parte da prefeitura de Aparecida. Segundo os moradores, o caminhão que faz a coleta não passava nas ruas do bairro desde antes do natal. A população cobrou em tom de urgência a normalização do serviço.

 

Pelo teor dos comentários abaixo das postagens não é somente o Jardim Ipiranga que sofreu com a lentidão da coleta no final do ano de 2021, igualmente, moradores de diversos setores disseram ter enfrentado problemas com o acúmulo de lixo doméstico.

 

“Todo final é assim, aqui no Marista Sul está até hoje o lixo de natal. As ruas estão uma carniça, disse uma internauta. “Aqui no Jardim Florença as lixeiras estão cheias”, denunciou uma moradora. “Isso aí está em toda cidade. O prefeito esqueceu completamente da nossa cidade. No setor Cidade Livre estava só o lixo”, queixou outro morador.

Prefeitura admite atraso e alega que problema é devido ao “aumento de demanda”

O Portal da Prefeitura de Aparecida informa que os cidadãos aparecidense pagam pelos serviços de limpeza urbana em suas taxas de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano) e ITU (Imposto Territorial Urbano). O IPTU incide sobre os imóveis construídos e o ITU sobre os lotes vagos.

Conforme o portal, o que os munícipes pagam é a denominada Taxa de Serviços Urbanos – TSU. A cobrança é devida ao município pela prestação dos serviços de coleta, remoção e depósito de lixo; varrição de vias e logradouros públicos; e limpeza de galerias pluviais, bueiros ou bocas de lobos (art. 193 da Lei Complementar Municipal nº046, de 21 de dezembro de 2011, com alterações). A referida taxa é cobrada e lançada junto com o IPTU/ITU e refere-se aos serviços prestados no ano anterior.

A reclamação do Jardim Ipiranga foi enviada à Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) no mesmo dia em que chegou ao Diário de Aparecida, dia 29 de dezembro de 2021, que admitiu por meio de nota o atraso no serviço devido ao índice de demanda do final de ano.

Nota na íntegra

“A secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida informa que devido às festas de fim de ano a demanda de resíduos domésticos aumenta e os caminhões ficam lotados mais rapidamente, precisando fazer a mesma rota duas vezes ao dia, o que pode causar um atraso momentâneo. Informa que a situação está sendo observada pelos técnicos da secretaria e que o bairro Jardim Ipiranga teve a coleta realizada nesta quarta-feira, 29. Ressalta ainda que a coleta na região é realizada toda segunda, quarta e sexta, no período diurno.” (A.P.A.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo