BrasilNotícias
Tendência

Telegram de volta: Justiça suspende decisão que bloqueou aplicativo no Brasil

O Telegram foi suspenso depois de não entregar à Polícia Federal informações de usuários ligados à disseminação de conteúdos neonazistas na plataforma; multa ainda está mantida

O desembargador federal Flávio Lucas, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, suspendeu parcialmente a liminar dada na última quarta-feira (26), que determinava a suspensão temporária do Telegram no Brasil. A nova decisão foi publicada neste sábado (29), e manteve a multa diária inicial no valor de R$ 1 milhão.

O Telegram foi suspenso depois de não entregar à Polícia Federal informações de usuários ligados à disseminação de conteúdos neonazistas na plataforma e envolvidos no ataque em uma escola de Aracruz (ES), no ano passado. Desde os atentados que ocorreram neste ano, em São Paulo e Blumenau (SC), o Ministério da Justiça tem pressionado as plataformas a frearem a circulação de discursos de ódio para evitar novos episódios de violência.

No entendimento do desembargador, a ordem de suspensão completa do serviço “não guarda razoabilidade, considerando a afetação ampla em todo território nacional da liberdade de comunicação de milhares de pessoas absolutamente estranhas aos fatos sob apuração”.

A multa diária de R$ 1 milhão, que havia sido determinada em 1ª, instância, será cobrada enquanto o aplicativo não entregar os dados “de todos os usuários” do canal “Movimento Anti-Semita Brasileiro” e do chat Frente Anti-Semita”, este último com o nome grifado entre duas suásticas na plataforma.

“Há agrupamentos lá denominados Frente Anti-Semita, Movimento Anti-Semita, atuando nessas redes. E nós sabemos que isso está na base da violência contra nossas crianças e nossos adolescentes”, disse o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, durante agenda em Fortaleza com jornalistas.

No despacho que suspendeu a plataforma na última quinta, o juiz Wellington Lopes da Silva aponta que o Telegram forneceu somente os dados do administrador de um dos grupos e usou, ainda, uma “alegação genérica” de que eles já tinham sido excluídos do aplicativo há mais de seis meses. O magistrado ainda frisou o “propósito do Telegram de não cooperar com a investigação em curso”.

O Telegram reagiu à suspensão

Pavel Durov, cofundador do aplicativo, usou o seu canal na plataforma na última quinta para se manifestar sobre a decisão da justiça brasileira. “No Brasil, um tribunal solicitou dados que são tecnologicamente impossíveis de obter. Estamos recorrendo da decisão e aguardando a resolução final. Não importa o custo, defenderemos nossos usuários no Brasil e seu direito à comunicação privada”, afirmou.

*Com informações Agência Estado

Leia a versão impressa do Diário de Aparecida (edição do fim de semana)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo