Aparecida

Aparecida aplicou cerca de 110 mil vacinas contra a Influenza em 2021

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Aparecida de Goiânia aplicou neste ano 109.808 doses da vacina contra a Influenza do total de 144.200 doses recebidas do Ministério da Saúde. O estoque atual é de 34.392 doses disponíveis.

Seguindo o Plano Nacional de Imunização contra a Influenza, a cidade aplicou 29.015 doses em crianças 06 meses a 5 anos; 5.484 doses em gestantes; 1.230 puérperas receberam a dose da vacina; 14.602 doses foram aplicadas em trabalhadores da Saúde; 34.658 doses em idosos; pessoas com Comorbidades foram 14.664 vacinados; 25 receberam a dose contra a gripe; 144 doses aplicadas em Deficientes permanentes; 68 doses aplicadas em adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Também foram vacinados 595 funcionários do Sistema Prisional; 4.593 Professores; 2.921 agentes das Forças de Segurança e Salvamento; 451 trabalhadores do Transporte Coletivo; 1.353 Caminhoneiros; e 5 Trabalhadores Portuários. A última atualização disponível pela pasta foi do dia 5 de julho de 2021. O Diário de Aparecida solicitou o balanço mais recente, porém até o fechamento da edição não obteve retorno.

De acordo com a SMS, podem vacinar crianças a partir de 6 meses de idade. Assim, os aparecidenses interessados na imunização devem procurar qualquer um dos 24 postos estruturados pela Prefeitura. A vacinação ocorre de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, enquanto durar o estoque.

Para receber a vacina contra a gripo o morador deve apresentar os documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. “Vale ressaltar que o intervalo mínimo entre a imunização contra a Covid-19 e contra a Influenza é de 14 dias. Então se você mora em Aparecida e não tomou ainda a vacina contra a Covid-19 ou já passou de 14 dias, procure uma unidade de saúde e se imunize também contra a gripe, pois os sintomas são os mesmos e também há riscos de agravamento”, comunicou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

Segundo a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, a vacina contra a Influenza é uma medida de prevenção essencial para proteger as pessoas da gripe, reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade. “O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da Covid-19 e é preciso detê-lo para prevenir a doença.”

A vacinação contra a gripe ocorre nas seguintes Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas: UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Anhambi; UBS Boa Esperança e UBS Santo André. Todas as unidades seguem os protocolos de segurança sanitários com distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre com distribuição de senhas.

Influenza
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Influenza é uma infecção respiratória aguda causada por diferentes vírus. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves que podem até mesmo causar a morte. Os quadros graves ocorrem com maior frequência nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. E mais: a gravidade da doença é maior quando surgem cepas pandêmicas para as quais a população tem pouca ou nenhuma imunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo