Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Político diferenciado

Foi tão decisiva quanto brilhante a participação do governador Ronaldo Caiado na reunião dos Poderes da República, nesta quarta, 24, em Brasília, quando se discutiu uma nova conjunção de forças para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, inclusive produzindo uma guinada positiva nas posições até então condenáveis do presidente Jair Bolsonaro.

Caiado ganhou a oportunidade de fazer o discurso que encerrou o encontro e não desperdiçou a chance. Falou com rara felicidade às brasileiras e aos brasileiros, desenhando o novo caminho que a nação tomará para superar essa doença insidiosa, com mudanças na ação do Ministério da Saúde, na diplomacia e no acatamento da orientação científica e médica diante da Covid-19 e das suas trágicas consequências.

Em Goiás, Caiado já é conhecido pela sabedoria e experiência com que une a sua formação profissional na Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com a missão de desempenhar as funções constitucionais cabíveis ao seu cargo. Parte considerável do Brasil provavelmente já sabia das suas qualidades de gestor público comprometido com a coletividade, mas a reunião de Brasília, pela ampla cobertura que recebeu da imprensa, em especial as mídias sociais e os meios televisivos, deu ainda mais atenção e visibilidade ao governador de Goiás.

A cada dia, ele mostra que honra os votos de 2018 que o colocaram no palácio das Esmeraldas e, mais ainda, deixa claro que a forma que o moldou como líder inato foi quebrada, tornando a sua trajetória um caso único e raro em meio à classe política nacional. É um homem bem-intencionado e diferenciado, honesto e sensato, provando, como o fez mais uma vez, que foi a boa mão do destino que investiu na condição de médico de 7,2 milhões de goianas e goianos sob a capa institucional de governante maior do Estado talvez em um dos momentos mais difíceis da nossa história.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo