Editorial

Consciência

O voto a ser teclado nas urnas eletrônicas no próximo domingo, 30 de outubro, vai exigir do eleitorado um alto nível de consciência e precisão do que cada uma das brasileiras e dos brasileiros imagina para o futuro do país.

 

Em Goiás, com o 1º turno, a maior parte das eleições já foi resolvida, com a consagração de mais um mandato para o governador Ronaldo Caiado e a definição de um senador, Wilder Morais, e dos 17 deputados federais e 41 deputados estaduais.

 

Resta agora a definição presidencial. As pesquisas indicam uma pequena diferença entre Lula e Bolsonaro, até certo ponto atribuindo um grau de incerteza sobre o desfecho final, porém com vantagem para o candidato petista – que mantém uma margem de 3 a 7 pontos sobre o seu adversário, segundo os levantamentos de intenção de votos mais recentes.

 

Seja quem for o eleito, espera-se que a paz social desça sobre o Brasil e que vencedor e perdedor tenham a humildade de se comportar como estadistas e democratas, entendo os limites, um, da vitória, outro, da derrota, sem desdobramentos que não o cumprimento estrito da Constituição Federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo