Política

Rogério Cruz toma posição e anuncia que vai apoiar a reeleição de Caiado

Decisão foi caracterizada como “pessoal” pelo prefeito, mas deve implicar na adesão do Republicanos à base de sustentação do governador

Da Redação

Apesar de se tratar de uma decisão já aguardada (em outubro do ano passado o chefe de gabinete da prefeitura, José Firmino deu o apoio como certo), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) aproveitou inesperadamente uma entrevista ao apresentador Jackson Abrão, no site de O Popular, no período da manhã, para anunciar a sua definição quanto ao pleito de outubro próximo: vai apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado.

Cruz destacou o grande entrosamento administrativo que mantém com o governo do Estado desde o início do seu mandato e revelou que, também na manhã de ontem, havia compartilhado o café da manhã com Caiado e comunicado pessoalmente a sua decisão.

Surpreendido pela revelação, Jackson Abrão esqueceu-se de perguntar se o anúncio do prefeito inclui também o seu partido, o Republicanos.

No que foi interpretado como uma alfinetada no prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que vinha trabalhando para conquistar o apoio do Republicanos, partido de Cruz, o prefeito da capital acrescentou que, no seu entendimento, não faz sentido que o gestor de uma grande cidade trabalhe sem sintonia com o governo do Estado, o que seria, no seu entendimento, do interesse da população.

Aparecida é o 2º centro urbano mais populoso de Goiás, com mais de 600 mil habitantes, atrás apenas de Goiânia, que já passou a marca de 1,5 milhão de moradores. Segundo Rogério Cruz, em se tratando de uma cidade como Goiânia, “andar longe do governador do Estado é muito ruim”, referência que obviamente vale também para Aparecida.

“Meu objetivo é cuidar de Goiânia e dar a melhor qualidade de vida possível para as pessoas que moram aqui”, justificou Rogério Cruz, acrescentando: “Aproveito a oportunidade para informar, em primeira mão, que vou apoiar a reeleição do governador Ronaldo Caiado, com quem sempre caminhei de mãos dadas no interesse de uma boa gestão para Goiânia”.

No final da entrevista, ainda reiterou: “Estou anunciando o meu apoio à reeleição do governador em primeira mão, Jackson”. Apesar de ter sugerido que a sua decisão é pessoal, espera-se que, na sequência, venha agora a adesão oficial do Republicanos à base de Caiado, com o consequente apoio à reeleição do atual governador.

Cruz, de fato, é a maior liderança do partido em Goiás, diante da importância do cargo que ocupa. Falta esclarecer, por exemplo, como fica a situação do deputado federal João Campos, que pertence ao Republicanos e já se colocou publicamente como interessado em se candidatar ao Senado em outubro próximo – especulava-se que o posicionamento final do Republicanos dependeria de qual chapa oferecia essa vaga a ele, Campos.

Mas o principal atingido é Gustavo Mendanha: de qualquer forma, a notícia esvazia ainda mais o projeto eleitoral do prefeito aparecidense, reforçando o seu isolamento político. Desde que deixou o MDB há mais de quatro meses, Mendanha não consegue encontrar um partido de porte para a sua filiação e sustentação da candidatura a governador.

O Republicanos era um dos partidos cogitados por Mendanha, que já perdeu o PL e agora vê seu leque de alternativas mais uma vez reduzido, o que poderá levá-lo ao desmoralizante ingresso no Patriota, partido nanico que não tem quadros nem uma estrutura mínima nos 246 municípios goianos.

Foto: Reprodução Internet

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo