Notícias

Editorial do Diário de Aparecida: Dois milhões

Goiás atingiu nesta segunda-feira, 21, a feliz marca de mais de dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19. Ao todo, 2.004.018 de imunizantes foram aplicados, o que representa 28,55% da população do Estado. Com relação à segunda dose, 687.639 pessoas foram imunizadas e fecharam o ciclo vacinal, o que equivale a 9,8% dos goianos.

A vacinação contra a Covid-19 em Goiás protegeu quase 100% das pessoas contra os óbitos causados pela infecção pelo coronavírus. É o que aponta um relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) divulgado no último sábado, 19. Segundo o levantamento, do total de 658 mil completamente vacinados, que receberam as duas doses, morreram apenas 0,07%. No universo dos imunizados, isso representa o falecimento de 468 pessoas.

A vacina também tem sido muito eficaz para evitar hospitalizações pela doença ou mesmo os casos leves. De acordo com os dados, 12.395 dos totalmente vacinados ficaram doentes com sintomas leves, o que significa 1,88%. Outros 1.972 tiveram a forma grave, representando, portanto, 0,3% dos imunizados. A eficácia ficou, portanto, em 99,93% contra óbitos, 99,77% contra hospitalizações e 98,12% contra casos leves de Covid-19.

Apesar da dor e do luto pelas mais de 500 mil pessoas que perderam a batalha para a Covid-19, o momento também é para celebrar as vidas salvas pela imunização. O anseio de todos é que a vacina chegue logo para toda a população, independente da faixa etária ou da proteção. Só assim conseguiremos debelar este cenário triste e devastador que o novo coronavírus tem deixado nos lares brasileiros.

Se você já se vacinou, não esqueça de continuar seguindo as regras de restrições sanitárias, afinal, ainda não é o momento de afrouxarmos essas medidas. Se está na sua vez de receber o imunizante, procure um ponto de vacinação o quanto antes. Agora, está mais que comprovado, com embasamento científico, que a vacina salva vidas!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo