Notícias
Tendência

Livro adaptou história da Lei Maria da Penha para crianças

Maria da Penha nas Escolas’ será lançado durante debate na Assembleia Legislativa de Goiás

 

Em Goiás, 105 mulheres foram agredidas, por dia, durante o ano de 2022. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) e apontam para um triste número: 38.470 mulheres sofreram algum tipo de violência (feminicídio, estupro, ameaça, lesão corporal, crimes contra a honra).

Diante deste cenário, o mês da mulher é, infelizmente, uma oportunidade importante de discutir a violência de gênero. Nesta terça-feira (7/3), a deputada Bia de Lima (PT) em parceria com a deputada Adriana Accorsi (PT) realizam o debate “Diga não à violência contra Mulheres e Crianças”, com lançamento do livro ‘Maria da Penha nas escolas’. O evento será na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a partir das 9 horas.

‘Maria da Penha nas escolas’ é um projeto e livro de Manoela Barbosa com co-roteiro e ilustrações com Lara Damiane e conta a história de Maria da Penha, a farmacêutica brasileira que foi vítima de violência doméstica e tornou-se símbolo da luta em combate à violência contra a Mulher e a sanção da Lei Federal no 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha. A história é adaptada pedagogicamente para crianças de 07 a 12 anos de idade. É disponibilizado um manual para os professores e uma versão em braille para crianças com deficiência visual.

Para Manoela Barbosa, idealizadora da obra, “ter em mãos um material didático a ser trabalhado dentro das escolas abre caminhos para uma discussão extremamente importante no meio familiar”. Ela ressalta ainda que “o objetivo é constituir parcerias para que toda a rede estadual de ensino tenha acesso ao material”.

“Esse debate é importantíssimo para construirmos políticas públicas de proteção às mulheres e meninas, uma delas é a urgente mudança de paradigma na educação de nossas crianças, investimento na cultura da não violência e na igualdade de direitos para que meninos aprendam desde cedo não praticar nenhum ato violento contra mulheres”, completa Bia de Lima.

O projeto atende a uma necessidade atestada e reverenciada pela Lei Estadual no 21.202. A lei em questão, institui a “Política de Divulgação da Lei Maria da Penha nas Escolas”, com o objetivo de sensibilizar o público escolar sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha. A realização é da Skambau Produções em parceria com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e do Instituto Idheias.

Durante o debate desta terça-feira (7/3) também está previsto o lançamento do livro ‘Roda de Saia’, da jornalista Nonô Noleto.

Cresce número de feminicídios
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, lançado em dezembro de 2022, aponta que houve um aumento de 10,8% nos casos de feminicídio no Brasil, entre o primeiro semestre de 2019 e o mesmo período de 2022. No Centro-Oeste, o crescimento foi alarmante: 29,9%. Só no primeiro semestre do ano passado, o número de feminicídios na região cresceu 6,1%. Parceiros ou ex-parceiros íntimos foram responsáveis por 81,7% dos assassinatos. Sobre o número de mulheres e meninas estupradas, o Anuário registrou 1.234 casos, somente nos seis primeiros meses de 2022, em Goiás, 74,4% das vítimas eram consideradas vulneráveis, ou seja, eram menores de 14 anos.

Presenças confirmadas
Estão confirmadas as presenças da Deputada Federal, Delegada Adriana, Accorsi; da Secretaria de Gestão Nacional da Promoção da Igualdade Racial, do Ministério da Igualdade Racial, Iêda Leal; Delegacia Estadual de Combate a Violência Contra a Mulher, Ana Elisa Gomes; da psicóloga da Gerência de Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia, Cida Alves. Também está confirmada a participação da Defensoria Pública do Estado (DPE-GO).

Livro circula na capital e em mais seis cidades ao longo de março
Até o final de março, o livro circula em Goiânia e outras seis cidades do Estado. Confira a agenda:
08/03 – Goiânia: Centro Cultural Gustav Ritter e IPOG
13/03 – Goianésia: Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) e Escola Estadual Pedro Mendonça
14/3- Câmara Municipal de Uruaçu
17/3 – Anápolis
20/3 – Goiânia: Escola Estadual João José Coutinho
21/3 – Goiânia: Escola Estadual Domingos Batista de Abreu
22/3 – Goiânia: Escola Estadual Edmundo Rocha
23/3 – Aparecida de Goiânia: Colégio Estadual Severina Maria de Jesus / Senador Canedo: Escola Municipal Senador Canedo
24/3 – Cidade de Goiás

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo