Notícias

Mensageiro de Marconi, Jardel Sebba articula PSDB aberto para Mendanha

O ex-governador Marconi Perillo reafirmou nesta quinta, 8, o convite ao prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha para filiação ao PSDB, ou como segunda hipótese, garantiu o apoio do partido caso aceite liderar uma frente de oposição à reeleição do governador Ronaldo Caiado. A conversa de Marconi com Mendanha ocorreu por telefone e foi articulada pelo ex-presidente da Assembleia Jardel Sebba, conhecido pitbull que atua na defesa intransigente do ex-governador.

Jardel foi ao gabinete de Mendanha na Cidade Administrativa, em pleno horário de expediente. De lá, ligou do seu celular para Marconi, que aguardava o contato com o prefeito aparecidense. Jardel postou fotos do encontro nos seus perfis sociais. Mendanha, que tem escondido a aproximação com Marconi e os tucanos com receio de desgastes, não registrou a visita nas suas contas, embora tenha publicado imagens de reuniões com outros políticos, também ontem.

Marconi tem incentivado Mendanha a mudar de partido para entrar numa aventura eleitoral no ano que vem, tendo escalado Jardel e o deputado Talles Barreto para intensificar as relações entre o PSDB e Mendanha. Em entrevista ao jornal O Popular, Mendanha disse que “tentam me colocar como sendo uma aposta de Marconi Perillo” às eleições de 2022. “Eu não tenho conversado com ele. A última vez que falamos foi depois da morte do meu pai”. No entanto, voltou a falar com o ex-governador, no encontro com Jardel, ao contrário do que diz.

Além disso, acenou para Marconi, ao insinuar em suas declarações que pode, sim, estar mais próximo do ex-governador do que assume oficialmente: “Obviamente, Marconi é oposição e, nesse sentido, pensamos igual, mas são cabeças diferentes. Em algumas coisas, ele tem razão”. O prefeito de Aparecida de Goiânia iniciou conversações com lideranças políticas do MDB e de outros partidos, colocando seu nome como alternativa à sucessão estadual sem sequer ouvir o presidente do partido, Daniel Vilela, que teria preferência em uma candidatura majoritária. Daniel e Maguito são responsáveis pela ascensão política de Mendanha, em Aparecida de Goiânia.

PSDB perseguiu o MDB, lembram as lideranças históricas do partido

Emedebistas históricos manifestam espanto com a iniciativa do prefeito de Aparecida de Goiânia de procurar lideranças do PSDB para discutir as eleições de 2022. Por ser jovem – 38 anos de idade – Mendanha não sabe o quanto os prefeitos, vereadores e dirigentes de diretórios municipais sofreram nos 16 anos em que o PSDB governou Goiás com Marconi Perillo mandando e desmandando no Palácio das Esmeraldas.

Nailton de Oliveira, ex-presidente do partido e ex-prefeito de Bom Jardim de Goiás, lembra que os governos de Marconi Perillo exoneraram, por “mera perseguição política”, emedebistas que ocupavam cargos técnicos em diversas áreas da administração estadual, principalmente funções como diretor de escola ou de unidade de saúde nos municípios.”

Como ex-presidente da Associação Goiana de Municípios e ex-presidente da Federação Goiana de Municípios, Nailton de Oliveira sustenta que os governos de Marconi foram “algozes” em relação aos membros do MDB nos 246 municípios durante os quatro mandatos que esteve à frente da gestão pública em Goiás.

Nos 16 anos de seus governos, Marconi Perillo foi duro adversário dos emedebistas, principalmente de Iris Rezende, a quem derrotou inicialmente em 1998 na disputa pelo governo de Goiás e depois em 2010 e 2014. O tucano paralisou obras iniciadas por Iris e atuou para “descontruir” o legado deixado pelos governos de Iris Rezende e de Maguito Vilela.

Em depoimento ao Diário de Aparecida, Nailton de Oliveira diz que “nós, emedebistas, passamos um período muito triste e humilhante durante a presença do PSDB nos governos de Goiás, pois os companheiros eram colocados na rua, sem direitos trabalhistas, apenas por não integrarem ao partido que ocupava o poder”. O próprio ex-deputado estadual Léo Mendanha, pai de Gustavo, foi ferrenho adversário do PSDB em Aparecida e dizia que a última coisa que faria na vida seria aliar-se ao ex-governador Marconi Perillo, “um político carrasco”, que perseguia sem trégua os adversários políticos.

Gustavo Mendanha desconsidera as posições até do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende que, em entrevistas à imprensa e nos contatos em seu escritório político, tem recomendado distância entre o MDB e o PSDB de Marconi. “Não podemos contribuir com a volta do PSDB ao poder em Goiás. Marconi fez muito mal ao Estado, aos goianos e ao MDB”, resume Iris.

Em recente encontro com Mendanha, em seu escritório político, em Goiânia, Iris Rezende reafirmou a sua posição de não aliança do MDB com o PSDB de Marconi e defendeu acordo com o DEM, em apoio à reeleição de Caiado. “O governador vai bem, faz muitas obras, tem apoio popular, está à frente nas pesquisas, por que não o reeleger em 2022?”, perguntou. (H.L.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo