NotíciasTurismo
Tendência

Goiás tem recanto turístico intocado e apaixonante

Mambaí é um novo pólo de ecoturismo e tem deixado os visitantes apaixonados

Com uma população de aproximadamente sete mil habitantes, situado na divisa com a Bahia, encontra-se o município de Mambaí. Com 55 anos de autonomia política, Mambaí é o guardião de alguns dos mais impressionantes tesouros naturais do Estado de Goiás. Entre eles, destacam-se várias cachoeiras, lagos, cânions e um conjunto de cavernas único, inserido nos calcários do Grupo Bambuí.

Situada a 307 km de Brasília, Mambaí vem se destacando como o mais novo polo de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil. O município está localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA), nas nascentes do Rio Vermelho.

Entre as diversas cavernas da região de Mambaí, merecem destaque a Lapa do Penhasco e a Tarimba, sendo esta última já bastante conhecida por muitos espeleólogos brasileiros. Segundo uma recente medição realizada pela União Paulista de Espeleologia (UPE) e pelo Grupo Espeleológico Goiano (GREGO), a Tarimba é uma das maiores cavernas do Brasil em termos de extensão, com cerca de 12 km de galerias já mapeadas.

Mambaí e sua região têm sido erroneamente classificados pelos indicadores sociais como detentores de um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado e da região Centro-Oeste. No entanto, o turismo tem se mostrado uma das formas mais democráticas de distribuição de renda, fazendo com que Mambaí e sua região sejam promessas de grande desenvolvimento.

Entre os diversos passeios disponíveis em Mambaí, destacam-se:

Mambaí é encantadora

Cachoeira do Funil: Acesso fácil, localizada a 6 km do centro da cidade, com estrada de asfalto em ótimo estado de conservação. A trilha tem uma inclinação suave de 900m. Ingresso: R$ 20,00.

Cachoeira Paraíso do Cerrado: Acesso moderado, a 32 km de Mambaí. São 16 km de asfalto em excelente estado de conservação e outros 16 km em estrada vicinal em estado razoável de conservação. Uma pequena caminhada de 800m de nível fácil na ida e médio na volta, devido à inclinação do terreno. A coloração da água pode ser alterada em dias de fortes chuvas, retornando ao normal após cerca de 2 dias de estiagem.

Poço Azul em Mambaí é apaixonante

O Poço Azul é um local de acesso médio a difícil, onde é necessário percorrer 21 km de estrada asfaltada em ótimas condições e enfrentar uma trilha de aproximadamente 2,5 km com trechos íngremes. Durante a caminhada, os visitantes são brindados com a beleza das escarpas de paredes calcárias ao lado do Rio Vermelho, em meio a uma exuberante mata ciliar com vegetação típica da Mata Atlântica. O percurso tem duração aproximada de 1 hora e leva os visitantes a depararem-se com piscinas naturais formadas pelas cachoeiras de 25m, 7m e 5m.

Lapa do Penhasco em Mambaí

Já a Lapa do Penhasco oferece um acesso fácil a moderado, com apenas 16 km de distância de Mambaí por uma estrada asfaltada em excelente estado. A partir do estacionamento, são apenas 250m de caminhada entre as pastagens, seguidos por uma descida razoavelmente íngreme de 80m. Dentro da caverna, é preciso ter cuidado ao caminhar entre as rochas, pois há risco de escorregões. Durante alguns trechos, é obrigatório o contato com a água, e a subida, embora curta, é bastante íngreme.

Trilha Itaguassu é apaixonante

Para os entusiastas de trilhas, a Trilha Itaguassu é uma ótima opção de acesso fácil a moderado. Com 1.100m de distância a partir de Mambaí, o percurso inclui 700m de estrada asfaltada em excelente estado e mais 400m em uma estrada vicinal bem preservada. Ao longo da trilha, que tem um total de 3.460m e pontos de partida e chegada distintos, os visitantes têm a oportunidade de explorar quatro tipos diferentes de vegetação: mata galeria, mata seca, vereda e mata calcária.

O fotógrafo Marcos Aleotti fez um vídeo mostrando o local. Veja aqui.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo