Política

Entrevista de Magda Mofatto é desastrosa para Mendanha ao admitir apoio a Marconi

Da Redação

A deputada federal Magda Mofatto, que juntamente com o marido Flávio Canedo comanda o PL em Goiás, complicou ainda mais a situação do prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha ao elogiar o desempenho do ex-governador Marconi Perillo na 1ª pesquisa Serpes para o governo do Estado.

Para piorar ainda mais, a parlamentar acrescentou significativamente que o cenário político em Goiás mudou com a divulgação da pesquisa e que “Mendanha não se saiu bem” no levantamento.

Marconi apareceu em 2º lugar na corrida pelo Palácio das Esmeraldas, com 14,1%. Para o Senado, o ex-governador alcançou 16,6% e garantiu o 1º lugar. Mendanha, que esperava uma boa colocação e propagandeava ter pesquisas internas em que pontuava muito bem, ficou em 3º lugar para governador, com 13%. Em 1º, como líder absoluto, despontou o governador Ronaldo Caiado com 37,1%, índice suficiente para liquidar a eleição no 1º turno.

Esses números caíram como uma ducha de água fria sobre o grupo de Mendanha, em Aparecida. E, pelo visto, também abalou os poucos apoiadores que o prefeito tem em nível estadual, como foi o caso de Magda Mofatto – até então entusiasta da candidatura do aparecidense.

A entrevista da deputada à rádio Sagres teve ampla repercussão. Primeiro, pela ênfase que ela deu aos índices obtidos por Marconi, interpretados como comprovação de que o tucano estaria recuperado dos desgastes trazidos pela derrota no pleito de 2018 e os problemas penais subsequentes. E, segundo, porque Magda Mofatto deixou claro que o 3º lugar e o percentual magro obtido por Mendanha na pesquisa Serpes foram decepcionantes.

A deputada vem enfrentando dificuldades para garantir o apoio do PL ao prefeito de Aparecida, depois que o presidente Jair Bolsonaro se filiou ao partido e políticos ligados a ele, como o deputado federal Major Vitor Hugo, passaram a fustigar Mendanha – acusado de ter ligações com partidos de esquerda (PT, PCdoB, PDT, PSB e PV ocupam secretarias municipais em Aparecida) e de nunca ter defendido o presidente.

A base bolsonarista em Goiás também rejeita a Mendanha. Nas redes sociais, o prefeito é alvo de uma campanha de ataques e chamado de “traíra” e “desleal”, alusão ao seu rompimento com o antigo grupo político a que pertencia, comandado pelo presidente estadual do MDB Daniel Vilela.

Com essa reação, a própria Magda Mofatto admite – e conta isso na entrevista – que o presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto decidiu esperar antes de autorizar a oficialização do apoio, em Goiás, à candidatura de Mendanha ou até mesmo permitir a sua filiação ao PL.

Até mesmo uma audiência que o prefeito teria com o presidente Jair Bolsonaro, na quarta-feira passada, 26, foi cancelada. No encontro, Bolsonaro abençoaria a candidatura de Mendanha a governador, representando a sua base ideológica em Goiás – a mesma base que, por enquanto, rechaça a aproximação com o aparecidense.

A imprensa interpretou a entrevista de Magda Mofatto como um recuo em relação ao apoio antes dado como certo a Mendanha. Lembrou-se que ela sempre fez parte do grupo político de Marconi e sempre foi fiel ao ex-governador. Uma “marconista”, enfim, e apaixonada.

O Jornal Opção, por exemplo, classificou as declarações da deputada como “um grande presente para o governador Ronaldo Caiado e, também, para Marconi Perillo. A entrevista é um autêntico cavalo de Troia para Gustavo Mendanha. A parlamentar prevê que o embate se dará entre Caiado e Perillo — praticamente descartando o prefeito de Aparecida”, avalia o jornal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo