Notícias

Professor da Unifan é credenciado como Orientador de Mestrado na UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG), através de processo de seleção, escolheu o Professor Pós-Doutor Aroldo Vieira de Moraes Filho para atuar como professor voluntário no Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Assistência e Avaliação em Saúde (PPGAAS) da Faculdade de Farmácia/UFG, no qual atuará como Docente Permanente nas linhas de Pesquisa: “Avaliação, Validação, Diagnóstico e Desenvolvimento de Produtos Aplicados à Saúde Humana, Animal e Meio Ambiente”.
Segundo explica o docente, o objetivo é desenvolver projetos inovadores relacionados à avaliação, validação e desenvolvimento de agentes funcionais promotores do bem-estar psíquico e social do indivíduo, ou da sociedade, sejam eles de origem natural ou sintética, para aplicação em formulações com finalidades avaliativo-diagnósticas, medicamentosas, cosmética, alimentos ou correlatos, assim como análises dos mecanismos e processos relacionados aos métodos de diagnóstico clínico, propiciando, assim, procedimentos profiláticos e terapêuticos voltados à saúde humana, animal e meio ambiente.
Nesse aspecto, são feitas conexões com conhecimentos de diversas áreas, como a Química Orgânica, a Química de Produtos Naturais, a Bioquímica de Alimentos, a Farmacologia, a Nutrição, a Engenharia, as Tecnologias Farmacêuticas, de Alimentos e de Produtos Naturais, a Nanotecnologia, a Biologia, as Análises Clínicas, a Epidemiologia, a Veterinária e a Estatística, dentre outras.
O programa de mestrado em Assistência e Avaliação em Saúde tem como objetivo geral formar recursos humanos altamente qualificados, com uma visão interdisciplinar em Farmácia. Seus objetivos específicos são:
a) Formar profissionais éticos, com responsabilidade social e capacitada para aplicar conhecimento teórico-metodológicos adquiridos de forma reflexiva e humanística; b) Qualificar profissionais com conhecimento multidisciplinar para atuar na saúde com cunho tecnológico-humanístico, visando suprir a carência de recursos humanos especializados nos diversos setores em que essas áreas podem contribuir; c) Habilitar professores nas áreas de conhecimento que integram esse programa, buscando elevar a qualidade do ensino de graduação em Farmácia, Medicina, Odontologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Biotecnologia, Química, Informática, Ciências Biológicas, especialmente nas instituições de ensino superior da região Centro-Oeste do Brasil;
Além de: d) Produzir conhecimentos científicos que possam contribuir para o desenvolvimento, disseminação e utilização adequada de ferramentas específicas para a assistência, avaliação, controle e monitoramento da saúde, bem como o desenvolvimento de processos e/ou produtos destinados a esses fins; e) Difundir para a comunidade científica nacional e internacional, principalmente por meio da publicação de artigos científicos e depósito de patentes, os conhecimentos gerados no âmbito do programa; e f) Promover o envolvimento da comunidade acadêmica institucional, em parceria com organizações governamentais e não-governamentais, com o estabelecimento de projetos científicos na busca de soluções sustentáveis para o desenvolvimento de ferramentas específicas para a assistência, avaliação, controle e monitoramento da saúde, bem como o desenvolvimento de processos e/ou produtos destinados a esses fins.
No processo de seleção, uma comissão interna do PPGAAS pontua as publicações dos Currículos Lattes dos candidatos e seleciona, dentre os candidatos, os professores que poderão orientar o Mestrado pelo programa. Esse processo de seleção é de fluxo contínuo, conforme envio de documentação pelos professores interessados, aberto a qualquer professor com Doutorado e que tenha pontuação mínima exigida pelo programa. Foram credenciados uma professora da UFG e apenas o Professor Aroldo Vieira de Moraes Filho de IES externas à Universidade Federal de Goiás.
“Como docente permanente do programa, posso abrir vagas para candidatos ao Mestrado para orientá-los nas suas dissertações, além disso, posso ofertar disciplinas para os mestrandos e participar de comissões de acordo com a necessidade do programa”, destaca o professor da Unifan.
As informações sobre o programa estão disponíveis no site da UFG e podem ser acessadas pelo link a seguir. https://ppgaas.farmacia.ufg.br/

Goiano vem construindo uma carreira sólida e de destaque no ramo da Biologia

Aroldo Vieira de Moraes Filho é goiano, natural de Anápolis. Foi aluno do Colégio de Aplicação Alfredo Nasser no Ensino Fundamental II; Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Morrinhos. Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB). Cursou MBA em Gestão Educacional pela Faculdade Alfredo Nasser. Mestre em Biologia – área de concentração Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutor em Ciências Biológicas – área de concentração: Genética e Bioquímica pela UFG. Realizou estágio de Pós-Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFG. Graduando em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Brasília.
No Centro Universitário Alfredo Nasser, ministra aulas para os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Medicina, e coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Forenses e a Pós-Graduação Lato Sensu em Docência em Ciências da Saúde. É avaliador de cursos do Ministério da Educação (MEC), além de atuar como assessor da Pró-Reitoria Acadêmica da Unifan.
“É um marco na minha realização pessoal e profissional, visto que dessa forma poderei contribuir para a sociedade, auxiliando na formação de novos mestres na área da Saúde. Fiquei muito feliz e honrado com o credenciamento, fruto de muito trabalho, dedicação e uma sólida formação”, finalizou o docente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo