Brasil
Tendência

Governo obriga distribuição de água gratuita em shows após morte de fã de Taylor Swift

Portaria também estabelece a obrigação de o evento providenciar a estrutura necessária para o resgate de pessoas que apresentem problemas de saúde

O governo federal, divulgou nesta quarta-feira (22) uma portaria que estabelece a obrigatoriedade da distribuição gratuita de água em eventos de grandes proporções, em resposta à trágica morte de uma fã da cantora Taylor Swift. A portaria foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

A decisão determina que a organização de eventos devem permitir a entrada de garrafas de água de uso pessoal. Durante a passagem de Taylor Swift pelo Rio de Janeiro, diversos fãs expressaram insatisfação com a T4F, empresa responsável pelo evento, devido à proibição de entrada de garrafas de plástico no estádio.

Conforme especificado no texto da portaria, a entidade organizadora do evento também é responsável por oferecer água gratuitamente ou disponibilizar bebedouros em locais de fácil acesso. Embora a venda de água mineral nos eventos permaneça autorizada, os órgãos estaduais e municipais de defesa do consumidor devem fiscalizar os preços para evitar cobranças abusivas.

Além disso, a portaria estabelece a obrigação de o evento providenciar a estrutura necessária para o resgate de pessoas que apresentem problemas de saúde. Essa medida foi implementada em virtude da morte de Ana Benevides, ocorrida após passar mal durante o show de Taylor Swift, que aconteceu em um dos dias mais quentes do ano no Rio de Janeiro.

A iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) entrará em vigor no sábado (25) e terá validade por 120 dias.

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo