CulturaTurismoTurismo em Goiás
Tendência

Fica tem início nesta terça-feira (13)

A 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2023) inicia nesta terça-feira (13) e terá como tema "Cerrado e Amazônia: Dois Territórios, um Só Futuro"

A 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2023) inicia nesta terça-feira (13) e terá como tema “Cerrado e Amazônia: Dois Territórios, um Só Futuro”. A programação segue até o dia 18 de junho, na Cidade de Goiás.

O evento contará com uma programação diversificada, incluindo mostras competitivas, minicursos, oficinas e laboratórios de cinema, sessões especiais de filmes, pré-estreias, homenagens, conferências, mesas de debate, rodas de conversa, uma tenda multiétnica e um encontro das escolas de cinema.

SHOWS

Além disso, haverá uma extensa programação cultural. Um dos destaques do Fica são os shows musicais de artistas renomados nacional e internacionalmente. Nesta edição, teremos a cantora Maria Rita se apresentando no dia 16 (sexta-feira), juntamente com a Banda Madá, de Goiás.

A noite de sábado será animada pelo show de Criolo, com abertura da cantora Maduli. No domingo, Maria Eugênia, Ricardo Leão e Luiz Chaffin abrirão as apresentações da noite de encerramento.

Em seguida, a Orquestra Filarmônica de Goiás realiza apresentação especial, com a participação do músico Roberto Menescal e da cantora Wanda Sá.

TEMA

O tema do Fica 2023 aborda dois biomas e dois territórios que estão intrinsecamente conectados e compartilham inúmeros e complexos processos em seus ciclos climáticos e biogeoquímicos. Isso significa que as mudanças no uso da terra no Cerrado afetam a Amazônia e a integridade de seus ecossistemas.

De forma direta, alterações na sazonalidade climática tendem a afetar o ciclo da água no Cerrado e sua capacidade de retenção para o abastecimento das três principais bacias hidrográficas brasileiras. O que acontece com o Cerrado afeta drasticamente a Amazônia e vice-versa.

STREAMING

A 24ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) traz uma novidade para os amantes do cinema. O evento contará com uma plataforma de streaming pela qual pessoas de todo o mundo poderão assistir e votar nos filmes da mostra competitiva.

O acesso é gratuito pelo site FicaTv. Na plataforma, estão disponíveis filmes premiados em edições anteriores do festival, e as produções selecionadas para o evento deste ano serão liberadas no dia 13 de junho, na abertura do Fica 2023.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo