Turismo em Goiás
Tendência

Araguaia: temporada deve atrair 1 milhão de turistas

Governador Ronaldo Caiado lança a Durante a temporada “Temporada Mais Araguaia 2023” e a expectativa é de que um milhão de turistas visitem a atração goiana

O governador Ronaldo Caiado lançou a “Temporada Mais Araguaia 2023”, que espera atrair aproximadamente 1 milhão de visitantes nos meses de junho e julho para as praias de água doce em Goiás. Durante o lançamento, na segunda-feira (29), foram apresentadas ações para incentivar o turismo responsável, promover a qualificação profissional, gerar empregos, melhorar o atendimento ao turista e reforçar a fiscalização ambiental em seis municípios da região.

“A melhor e a maior de todos os tempos”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, completando: “Vocês sabem da nossa preocupação para resgatar aquilo que é mais emblemático, que é a beleza, o entardecer e as praias do Araguaia. Vamos continuar trabalhando para que seja cada vez mais respeitado”.

O efetivo do Corpo de Bombeiros e das forças policiais foi ampliado para garantir a segurança na região. O Corpo de Bombeiros estará presente com nove postos operacionais ao longo do Rio Araguaia, contando com cerca de 300 profissionais para garantir a segurança dos banhistas. A Polícia Militar também atuará com um batalhão ambiental e policiamento náutico.

As ações da “Temporada Mais Araguaia 2023” abrangem seis municípios da região: Aruanã, São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves), Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás (distrito de São José dos Bandeirantes) e Aragarças. Durante esse período, o governo estadual oferecerá qualificação profissional, encaminhamento para empregos, fomento ao empreendedorismo, eventos esportivos, educação ambiental, prevenção de acidentes e regulação de serviços públicos.

Além disso, estão sendo oferecidos cursos gratuitos de culinária, preparo e venda de pescados, atendimento ao cliente, entre outros, por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotecs) e Goiás Social, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Diversas ações estão sendo realizadas para preservar o meio ambiente, como a coleta seletiva de lixo.  O governador ressaltou a importância da conservação das praias e pediu o apoio da população local e dos turistas nesse sentido. “Temos de focar na limpeza das nossas praias. É fundamental essa consciência”, sublinhou ao mencionar que, no trecho entre Luiz Alves até Aragarças, o investimento do Estado é de R$ 14 milhões.

Também haverá fiscalização contra a pesca e caça ilegais e o trabalho infantil. A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) instalará uma arena para práticas esportivas, como vôlei de praia, futevôlei e beach soccer.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo