NotíciasSaúde
Tendência

Uso constante de aparelhos eletrônicos pode estar ligado a aumento de casos de miopia

Hábito sobrecarrega musculatura ocular e provoca irritações, o que resulta na necessidade de óculos com lentes corretivas

Fernanda Cappellesso

Um recente relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta um aumento alarmante de 200 milhões no número de crianças e adolescentes com miopia entre os anos de 2000 e 2050. Complementando essa estatística, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) informa que aproximadamente 20% das crianças em idade escolar no Brasil já enfrentam problemas visuais. Entre esses, a miopia – uma condição que dificulta a visão à distância – emerge como a mais prevalente, especialmente na faixa etária de até 19 anos.

O período pós-pandemia testemunhou um aumento considerável nos casos de miopia. Em 2019, foram registrados 866 casos. Esse número diminuiu para 584 em 2020, atribuído à impossibilidade de consultas oftalmológicas durante o isolamento. Contudo, em 2021, os casos dispararam para 1.720, e até setembro de 2022, já foram diagnosticados 2.026 casos.

O oftalmologista Fernando Pacheco Veríssimo destaca o papel do uso excessivo de dispositivos eletrônicos nesse aumento. “O alto tempo de isolamento levou a um uso desenfreado das telas, muitas vezes sem qualquer controle”, aponta. Dados do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação revelam que na região Centro-Oeste, 74% das crianças e adolescentes usam a internet mais de uma vez por dia e por mais de seis horas diárias, superando a média nacional de 69%.

Especialistas estão alarmados com essa tendência e alertam para a importância de medidas preventivas, como o controle do tempo de exposição às telas e a realização de exames oftalmológicos regulares, para evitar problemas visuais mais sérios no futuro dessas crianças e adolescentes.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo