Entretenimento

Hotéis e pousadas inovam para conectar hóspedes à cultura das cidades

Em Pirenópolis, STAY Piri Pousada Hotel investe em decoração, gastronomia e atrações artísticas para proporcionar experiências ligadas ao turismo cultural da região

A indústria do turismo no Brasil e em Goiás está se reinventando para fazer dos hotéis e pousadas mais do que locais para passar a noite. A proposta é que esses estabelecimentos invistam para tornar as estadias um ponto de contato dos turistas com a cultura, história, gastronomia e costumes das cidades onde estão hospedados.

Hotéis e pousadas também de Pirenópolis seguem essa cartilha. O objetivo é valorizar o turismo cultural. Definido pelo Ministério do Turismo, o termo envolve a motivação do turista em vivenciar o patrimônio histórico e cultural, além de preservar a integridade dos bens.

Segundo Vanessa Pires Morales, head de hospitalidade, vendas e marketing da STAY Piri Pousada Hotel, essa tem sido uma das principais metas do empreendimento, que acaba de completar seu primeiro ano em Pirenópolis. “Trouxemos diversos elementos na decoração, gastronomia e eventos para promover essa experiência aos nossos visitantes. Isso tem sido vantajoso para quem visita e também para o empreendimento, uma vez que é um diferencial de negócio, estratégia e marketing”, explica a executiva.

Vanessa diz que a STAY Piri Pousada Hotel aposta em conexão cultural para atrair turistas de diferentes regiões do Brasil. Ela conta que já na inauguração da pousada, em 12 de fevereiro de 2022, o empreendimento teve a presença especial de atores caracterizados de cristãos e mouros, personagens típicos das Cavalhadas.

Tanto na inauguração, quanto hoje em dia, a pousada oferece como abertura de cama nos chalés, os alfenins, doces típicos que, de tão especiais, são considerados patrimônio imaterial de Goiás. Os hóspedes que reservam quartos mais requintados são presenteados com panacotas decoradas com verônicas e alfenins.

Ao entrar na pousada, que fica às margens da rodovia GO-225, é possível identificar elementos que valorizam o artesanato local. Os lustres dos chalés foram produzidos por artesãos pirenopolinos. Peças que fazem menção aos mascarados, personagens tradicionais da Festa do Divino, estão dispostas na decoração do espaço de café da manhã.

Na chegada, todos os hóspedes recebem um guia personalizado de Pirenópolis. Para deixar essa experiência histórica-cultural ainda mais evidente, o cardápio da pousada valoriza os produtores locais que entregam requeijão goiano, pamonha, curau de milho, bolacha pirenopolina, doces caseiros, licor de jabuticaba e castanha de baru. Os pratos e os itens de frigobar são produzidos com insumos da própria cidade. E é incentivada a degustação da cerveja Santa Dica e do suco Pirineus.

“Sempre que possível, nossas programações culturais incluem artistas e personalidades locais. Acreditamos no potencial de Pirenópolis, por isso, valorizamos todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento da cidade por meio do turismo”, afirma Vanessa Pires Morales.

Experiências para ‘desacelerar’

A turismóloga, gastrônoma, tecelã e moradora de Pirenópolis Celina José de Alvarenga explica que os turistas agora procuram por viagens mais desaceleradas e que valorizam a arquitetura e o ar de cidade do interior. “Essa tranquilidade de sentar na porta, andar a pé, conversar é uma procura de diversos turistas que visitam Pirenópolis. Atualmente, percebemos que tem crescido esse tipo de turista que quer conhecer a gastronomia, participar das festividades e explorar tudo o que a cidade oferece”, pontua a especialista.

Celina conta que um relato muito comum entre os visitantes é que a cidade é acolhedora. “Quem visita Pirenópolis, valoriza as tradições, a gastronomia, a decoração e adora o tratamento diferenciado e mais intimista. As pessoas são muito bem acolhidas.”

Incentivo também a atrações mais agitadas

O turismo cultural deve valorizar ainda as atrações artísticas da cidade que tradicionalmente reúnem grande público. É outro ponto de atenção dos hotéis e pousadas de Pirenópolis. Neste sentido, a STAY Piri Pousada Hotel costuma oferecer tarifas mais baixas durante o período das Cavalhadas para incentivar os turistas a conhecerem e prestigiarem a Festa do Divino. “Sabemos da nossa responsabilidade em promover a cultura e a história da cidade. Por isso, incentivamos que mais pessoas conheçam as tradições de Pirenópolis”, ressalta a diretora Vanessa Morales.

Ela informa que a STAY Piri Pousada Hotel costuma apoiar vários eventos realizados na cidade. Foi o que aconteceu no festival Cozinha Raiz e no Piri Bier, o maior evento cervejeiro do Centro-Oeste. A pousada disponibiliza as redes sociais e seus outros canais online para divulgação das atrações oferecidas no município.

Vanessa Morales conta que, por acreditar no potencial turístico de Pirenópolis, a pousada participou em 2022 de uma roda de conversa com servidores da Secretaria Municipal de Turismo de Pirenópolis. Na ocasião, Morales palestrou sobre “As novas tendências da hotelaria” e foi feita uma visita técnica guiada na pousada com os servidores.

Cresce procura por Pirenópolis

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a procura por turismo em Goiás está crescendo. O segmento teve elevação de quase 35% na comparação de 2021 com 2020, e foi o quarto estado com o maior avanço neste período, ficando atrás da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Pirenópolis é uma das cidades mais procuradas para turismo em Goiás. Segundo a Goiás Turismo, a projeção ultrapassa 1,2 milhão de turistas por ano. As cidades de Goiás, Alto Paraíso e Trindade também estão entre os destinos mais visitados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo