Política

Pesquisa Voga/ TV Gazeta aponta liderança isolada de Caiado com 47,96%

O candidato à reeleição tem quase 30 pontos de vantagem para o segundo colocado. Considerando apenas os votos válidos, Caiado vence já no 1º turno, com 62% da preferência do eleitor goiano.

Foto: Reprodução/Internet

Novo levantamento das intenções de voto para governador de Goiás, realizado pelo Instituto Voga em parceria com a TV Gazeta, entre os dias 25 e 29 de agosto, mostra o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), candidato à reeleição, liderando com folga a disputa com 47,96% da preferência do eleitor goiano no cenário estimulado, quando é apresentado ao eleitor uma cartela com o nome dos candidatos.

Caiado tem quase 30 pontos porcentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), que é lembrado por 19,08% dos eleitores goianos, de acordo com o levantamento.

Em terceiro lugar, com 4,46% das menções, aparece o deputado federal Major Vitor Hugo (PL). Em quarto lugar, com 2,23% das intenções de voto, está a candidata do Psol, Cintia Dias. Edgar Diniz (Novo) tem 1,36%. Os demais postulantes tiveram menos de 1% das citações.

Votos válidos

Considerando apenas os votos válidos, Ronaldo Caiado tem 62,02% das indicações e venceria as eleições já no 1º turno. Em comparação com a pesquisa Voga/Gazeta, divulgada no início de agosto deste ano, Ronaldo Caiado cresceu 14,5 pontos porcentuais, Gustavo Mendanha oscilou 2,2 pontos e Major Vitor Hugo 0,62 ponto.

Na amostragem anterior, os votos nulos, brancos e indecisos somavam 30,49%, e agora somam 22,68%. No entanto, o levantamento passado apresentava o nome do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que desistiu da candidatura ao governo e concorre ao Senado.

A pesquisa Voga, registrada no TSE sob o nº GO-06359/2022, ouviu 807 eleitores em entrevistas pessoais. A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo