Notícias

As polícias Militar e Civil proporcionam para 50 crianças um dia de interação cívica

Programação inclui gincanas e oficinas com policiais e bombeiros, além de palestra da DPCA, ida ao cinema para ver o filme ‘Minions 2” e ao McDonald's

Foto: Divulgação

Parceria entre a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Buriti Shopping, ONG Águias do Bem e Projeto Social Minha Oportunidade, nesta terça-feira (11) oferece às crianças em situação de vulnerabilidade uma experiência incrível e diferenciada.

O Ministério Público (MP), escolheu agraciar neste ano o Projeto Social Minha Oportunidade, que é composto por 50 crianças entre 7 e 13 anos, localizado no setor Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia.

O evento foi elaborado especialmente para os integrantes da entidade sem fins lucrativos, em comemoração ao Dia das Crianças.

A programação terá início às 07:00h, quando as crianças irão sair de ônibus da sede da instituição, com destino à Companhia de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar, R. 2-A, 21, no Setor Garavelo Residencial Park, em Aparecida de Goiânia; ali haverá café da manhã e momento cívico com hasteamento da bandeira e entoação do Hino Nacional.

Em seguida, todos irão participar de várias gincanas e oficinas com monitores, policiais e bombeiros. Posteriormente, haverá momento ecumênico, almoço e uma palestra a ser ministrada pela Psicóloga da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), sobre fatores de risco e de proteção para as crianças.

E o momento mais esperado virá em seguida, quando as crianças irão embarcar para o Buriti Shopping onde assistirão, no Cinema Moviecom, ao filme “Minions 2”.

Na sequência, será servido lanche no MacDonald´s na praça de alimentação do shopping e, no final da tarde, retornarão de ônibus para a sede do projeto.

“Teremos inúmeras brincadeiras e atividades e até um passeio pelas ruas na viatura da CPE”, destacou o comandante da CPE Aparecida, Major Bravo.

“Esssa garotada nunca teve uma experiência com os profissionais da Segurança Pública”

O Projeto Minha Oportunidade foi fundado em Aparecida de Goiânia em junho de 2012, pelo voluntário, José Lino, que ressalta, “estou nesta jornada de desafio, de luta diária e fé há 10 anos. Esta é  a primeira vez que fomos beneficiados”

A entidade possui um custo mensal em torno de R$ 14.300, mantida através de doações de materiais apreendidos pela PC e MP; por apadrinhamento, arrecadação da instituição por meio de um bazar (cerca de 30%) e parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS).

Para ingressar no programa é feito uma triagem junto a família, verificando a vulnerabilidade social dos mesmos e também por meio de indicação das crianças, feitas no site e Instagram da instituição.

As atividades são realizadas no período do contraturno escolar. Quem estuda pela manhã, participa dos eventos pela tarde e vice-versa.

Na parte da manhã todos os dias é oferecido curso de informática. Já no vespertino, todas as segunda, quarta e sexta, há informática e apoio escolar e na sexta aulas de robótica; nas terças e quintas, karatê e no sábado, roda de conversa.

No local a parte recreativa ainda conta com salão de jogos, ping pong, toto, pula pula, vídeo game, piscina aquecida e um campo Society de futebol com grama sintética.

“Nosso maior desafio é transformar através da educação e esporte”

E todos os integrantes recebem lanches antes de realizarem as atividades e almoço. “Desde quando recebemos o comunicado da promotoria informando que havíamos sido escolhidos e iniciamos a organização do passeio com as crianças, já colhemos relatos que estão ansiosos e contentes com o presente de Deus que receberam com muita alegria. Todos os dias algumas crianças me abordam perguntando quantos dias faltam para o passeio e com isso avaliamos com muita gratidão, esta grande oportunidade de lazer, cultura e alimentação para quem nunca teve acesso a essa experiência”, contou emocionado o fundador do projeto.

Padrinhos

José Lino conclui fazendo um apelo à população, “o que mais precisamos hoje é de padrinhos para ajudar a custear o pagamento de nossos professores de informática, apoio Escolar, robótica, merendeira, pedagoga, assistente social e psicóloga. Hoje nossa despesa é em torno de R$ 14.300 mensais. E nosso maior desafio é o impacto social de transformar e inspirar nossas crianças e adolescentes, quanto a importância dos estudos, da disciplina e educação através do esporte. Precisamos de doações pois não somos vinculados a política e nem queremos, estamos abertos a parcerias, mas desde que não influencie dentro da instituição”.

CANAIS PARA DOAÇÕES

Doações de roupas, alimentos, calçados, cesta básica, também são bem-vindos, visto que idosos e familiares também são beneficiados com as arrecadações.

Para quem quiser abraçar essa causa e se tornar um padrinho da instituição, doações podem ser feitas pelo Pix: 16.732.342/0001-36 CNPJ

Sede da instituição: Rua 52 q. 181 l. 01 – Setor Independência Mansões – Aparecida de Goiânia

Instagram: @projetominhaoportunidade

Site: projetominhaoportunidade.org

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta: 08:00 – 17:00

Sábado: 08:00 – 15:00

Telefone para contato: (62) 99153-6717 e 3277-3036

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo