Economia
Tendência

Festas Juninas aquecem vendas nos supermercados e mercado de festas

Profissionais celebram alta nas vendas e no agendamento de serviços ligados ao setor

O mês de junho é amplamente conhecido no Brasil como o período das festas juninas. Essa tradição cultural é bastante querida por todos e serve como motivo para a realização de grandes eventos, assim como encontros mais íntimos entre famílias, amigos, colegas de escola e até mesmo colegas de trabalho. Nos próximos meses, o tradicional churrasco, que é uma das opções preferidas nas reuniões dos brasileiros, provavelmente dará lugar aos arraiás, e é nesse contexto que entram em cena os alimentos típicos dessa celebração.

Além disso, com a chegada das temperaturas mais baixas, os ingredientes para preparar pratos quentes e mais calóricos se tornam ainda mais atrativos ao paladar. Quentão, vinho quente, pamonha, canjica e milho cozido são apenas alguns exemplos dessas delícias que aquecem os dias mais gelados de junho e julho. Essa mudança nos costumes culinários intensifica ainda mais o preparo dos pratos tradicionais.

Supermercados aumentam vendas com Festas Juninas

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) antecipou vendas sólidas e estima um aumento de 15% na venda de produtos associados às comemorações juninas no mercado de Goiás. Segundo o presidente da Agos, Sirlei Antônio do Couto, a maioria das lojas tem organizado suas mercadorias para melhor receber e servir os clientes. Ele destaca que produtos como milho para pipoca, canjica, amendoim e até a cachaça para quentão estão em alta demanda, fazendo com que os supermercados se adaptem ao comportamento de consumo atual.

“Junho é um mês crucial para o nosso setor. As festas juninas ocorrem quase diariamente em escolas, clubes, igrejas e comunidades. Estes eventos oferecem muitas opções de comida tradicional e, nesse contexto, os supermercados estão preparados para atender à demanda dos compradores para essas celebrações”, enfatiza.

Vários dos ingredientes usados na preparação dos pratos tradicionais sofreram alterações de preço nos últimos meses. Isso é evidenciado por um estudo conduzido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) em todo o país. Os dados indicam que os preços dos produtos aumentaram até 11,41%. A pesquisa foi baseada em informações coletadas nos últimos 12 meses e aconselha os consumidores a fazerem uma pesquisa extensa antes de fazer suas compras.

Como Sirlei destaca, “apesar do aumento nos preços, isso não deve afetar diretamente o orçamento dos consumidores. Como supermercados, optamos por manter os preços para atrair clientes e garantir a venda de outros produtos relacionados às celebrações”, assegura.

Profissionais de eventos também comemoram

Não são apenas os supermercadistas que estão felizes. Simone Costa,48,  proprietária de uma pequena empresa de locação de brinquedos infláveis para festas conta que, desde o final de maio está com a agenda lotada de quinta a domingo por conta das Festas Juninas. De acordo com ela, são festas em escolas, condomínios, reuniões de famílias que querem celebrar a data e buscam montar entretenimento para as crianças.

“Desde de 2020 não tínhamos uma procura tão grande para o mês de junho”, disse a empreendedora ao revelar que o aumento do movimento é de mais de 50% em relação ao mês anterior. Segundo ela, desde o carnaval a busca pelos seus serviços está aquecida.

Maria Lima, 35, microempreendedora individual, faz pipoca, algodão doce e cachorro quente para festas infantis. Ela também comemora aumento no faturamento.  De acordo com ela, festas juninas escolares e familiares aumentaram a sua agenda em mais de 60%. “Temos programação de quarta a domingo até a metade de julho”, explicou. 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo