BrasilGoiásPolícia
Tendência

Polícia Federal realiza operação em Goiás contra atos golpistas

Segundo informações da Polícia Federal, os mandados concentram-se em um grupo conhecido como 'Festa da Selma', um nome de código usado para referir-se antecipadamente às invasões

A Polícia Federal (PF) iniciou a 14ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar e deter envolvidos e incitadores dos ataques anti democráticos ocorridos em Brasília, no dia 8 de janeiro. A operação envolve a execução de 10 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, abrangendo cinco estados, entre eles Goiás e o Distrito Federal.

As determinações judiciais foram emitidas diretamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e são executadas nos estados de Goiás, Bahia, Paraíba, Santa Catarina, Paraná e no Distrito Federal. Os suspeitos enfrentam acusações de golpe de Estado, desrespeito ao Estado Democrático de Direito, danos qualificados, destruição ou deterioração de bens protegidos, incitação ao crime, associação criminosa e crimes previstos na lei de terrorismo.

Segundo informações da Polícia Federal, os mandados concentram-se em um grupo conhecido como ‘Festa da Selma’, um nome de código usado para referir-se antecipadamente às invasões. Os organizadores do grupo utilizavam a ‘Festa da Selma’ para convocar participantes, planejar o transporte para os ataques e compartilhar detalhes e instruções sobre as invasões a prédios públicos.

A PF também revela que o grupo encorajava os participantes a se prepararem para confrontos com a polícia, empregando termos como “guerra”, “ocupar o Congresso” e “derrubar o governo constituído”. Após as fases iniciais da operação, decidiu-se tornar a ‘Lesa Pátria’ uma ação permanente. Isso permitirá atualizações regulares sobre mandados emitidos, indivíduos detidos e avisos sobre suspeitos foragidos da Justiça.

No total, foram emitidos dois mandados de prisão preventiva no Distrito Federal, dois em Goiás, um na Paraíba, dois no Paraná e três em Santa Catarina. Em relação aos mandados de busca e apreensão, foram dois no DF, um na Bahia, dois em Goiás, dois na Paraíba, sete em Santa Catarina e dois no Paraná.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo