Cidades
Tendência

Barragem rompe e afeta abastecimento de água em Anápolis

Segundo a Semad, a barragem não tinha licença e não foi incluída pelo proprietário no Sistema Estadual de Segurança de Barragens

Uma barragem rompeu e afetou o abastecimento de água em Anápolis, neste sábado (17). A estrutura está localizada em uma área rural acima do ponto de captação da Saneago, o Sistema Piancó I, e paralisou a captação de água por 12 horas.

Técnicos da Secretaria Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) atuaram para minimizar o impacto no abastecimento da cidade e um caminhão-pipa levou água para o reservatório da Saneago. Segundo a estatal, cerca de  95% do Sistema Piancó I está normalizado neste domingo (18). Estão em fase final de normalização apenas os Centros de Reservação Aeroporto e Bairro de Lourdes. 

Eles são responsáveis pelo atendimento a 19 bairros: Anápolis City, Bairro de Lourdes, Bairro Jóquei Clube, Chácaras Americanas, Jardim Europa, Jardim Palmares, Loteamento Novo Jundiaí, Parque Brasília, Parque Residencial Ander, Residencial Conquista, Setor Tropical, Vila João XXIII, Campos Elísios, Jardim Planalto, Jardim Vera Cruz, Residencial Gabriela, Residencial Galdi, Residencial Boa Esperança e Setor Industrial Aeroporto. 

De acordo com a Saneago, o sistema deve normalizar ainda neste domingo. 

O subsecretário de Licenciamento, Fiscalização e Controle Ambiental da Semad, Robson Disarz, afirmou ao O Popular que  a barragem não tinha licença e não foi incluída pelo proprietário no Sistema Estadual de Segurança de Barragens. “Essa barragem tem 0,77 hectares de lâmina d’água e não tinha licença ambiental por parte da Semad e não estava cadastrada no Sistema de Cadastro de Barragens do Governo de Goiás. Assim que as equipes tomaram conhecimento, elas foram até o local, verificaram e quantificaram os danos ambientais ocasionados por esse rompimento e tomarão as medidas administrativas cabíveis”.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo