Aparecida

Asfalto precário das ruas 10 e 17 retratam a realidade no Jardim Tiradentes

População pede solução para os inúmeros buracos nas ruas. Os vereadores representantes da região se manifestam em uma tônica de que as intempéries “é normal”

 

Ana Paula Arantes

 

Entre as queixas da falta de infraestruturas que chegam ao Diário de Aparecida está o Jardim Tiradentes em destaque. Morador há 30 anos do bairro, disse que nos primeiros anos era possível observar alguma organização, mas, segundo explicou um dos autores das imagens, que chegou para morar no setor quando este tinha um ano de fundação, a fiscalização acabou há muitos anos.

 

As imagens constatam buracos grandes e pequenos nos asfaltos das ruas 10 e 17. Na gravação do vídeo observa-se que estas ruas são o retrato de muitas ruas paralelas que apresentam o mesmo ou pior estado de um asfalto precário. Nossa reportagem entendeu que a parceria da população é essencial, no sentido de que não despejam água de uso doméstico direto em suas ruas, mas que sejam canalizadas a rede de esgoto presente na maior parte do Jardim Tiradentes.

 

A BRK Ambiental, empresa subdelegada da Saneago, responsável pela instalação das redes de esgoto, disse ao Diário de Aparecida que por meio de ligação gratuita no número 0800 645 0115, qualquer morador pode solicitar adesão da rede de esgoto à sua residência e no mesmo número obter maiores informações.

 

Nota na íntegra

A Saneago informa que todos os clientes para os quais a rede coletora de esgoto já está liberada para uso recebem um Comunicado de Disponibilização de Serviços de Esgotamento Sanitário, entregue por um funcionário da BRK, empresa subdelegada para os serviços de esgoto em Aparecida de Goiânia.

 

Após o recebimento da notificação, o morador deve procurar um profissional de sua confiança para executar os serviços necessários, bem como a interligação das instalações internas do imóvel ao TIL (Terminal de Inspeção e Limpeza), disponibilizado na calçada. Não é necessário acionar a Empresa para realização desta etapa.

 

Após a interligação do imóvel ao TIL, é preciso que o cliente entre em contato com a Central de Atendimento da Saneago, via telefone 0800 645 0115, para informar que a ligação de esgoto foi realizada e solicitar a atualização cadastral no sistema.

Prefeitura de Aparecida e vereadores respondem de forma e vaga e previsível

De acordo com depoimentos da população, há quatro vereadores proclamados como representantes do Jardim Tiradentes, são eles: Domingos Rodrigues, Leandro da Pamonharia, Erivelton Contador e o Amendoim. O DA procurou saber de cada um dos vereadores mencionados se a afirmação se confirma e indagamos se estão acompanhando as reclamações da população que confiou votos do Jardim Tiradentes nas mãos destes.

Já adiantamos ao leitor que as respostas foram vagas e previsíveis, mas por ética registramos a interpretação que tivemos da abordagem dos vereadores. Os quatro parlamentares disseram que de fato representam o Jardim Tiradentes e trataram com normalidade as queixas que enviamos a eles. Confiram a seguir:

Erivelton Contator respondeu que as reclamações são normais, e que sabe que seu papel é cobrar, e segundo ele, o está fazendo. Disse que faz questão de andar nas ruas do setor e conversar com o povo e ver as insatisfações.

Já o vereador Amendoim ainda no telefone falando com nossa equipe se dirigiu à Avenida 8 do Jardim Tiradentes, encostou o veículo e passou o aparelho telefônico para um dos funcionário da prefeitura de Aparecida que trabalhava na operação tapa-buracos no setor, que gentilmente nos confirmou que estava fazendo o serviço, e encerrou por ele mesmo o breve diálogo.

Na visão do vereador Leandro da Pamonharia a culpa dos estragos no asfalto não é da prefeitura e sim da empresa responsável pela implantação da rede de esgoto nos lugares que ainda não tem no bairro. Ele confirmou ser representante da região, e que mora há 25 anos no Jardim Tiradentes. “Assim que as implantações terminarem vamos fazer um recapeamento geral nos asfaltos no Jardim Tiradentes”, asseverou.

Domingos Rodrigues se limitou a responder apenas que sim, representa o setor, e que a equipe que fazia o trabalho na Avenida 8 estava na verdade atendendo um pedido seu. E que a tapagem dos buracos se estenderá a todo o Jardim Tiradentes.

Nota da Secom

A Secretaria de Infraestrutura de Aparecida (Seinfra) informa que as intensas chuvas têm penalizado a durabilidade do asfalto, e que as equipes de obras e tapa-buraco estão trabalhando, em regime de plantão, para resolver problemas pontuais nas ruas e avenidas do município. A Secretaria informa ainda que uma equipe de tapa buraco  trabalha nesta terça-feira, 21, no Jardim Tiradentes, e que as ruas 10 e 17 receberão o serviço de tapa-buraco. (A.P.A.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo