Goiás
Tendência

Rumo, maior operadora de logística ferroviária do Brasil, anuncia adesão ao Programa Juntos pelo Araguaia

Companhia que concluiu obras da Ferrovia Norte-Sul será uma das patrocinadoras do programa idealizado pelo governador Ronaldo Caiado que revitaliza bacia hidrográfica do rio, e ficará responsável pela compensação florestal de 400 hectares.

A companhia ferroviária Rumo Logística, que concluiu as obras da Ferrovia Norte-Sul, formalizou, na manhã desta sexta-feira (04/08), a adesão ao Programa Juntos pelo Araguaia (JPA), cooperação público-privada idealizada pelo governador Ronaldo Caiado que promove a recuperação de áreas degradadas da bacia hidrográfica do rio nos estados de Goiás e do Mato Grosso.

O diretor de Relações Governamentais da Rumo, Alexandre Porto, se reuniu com a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, em seu gabinete, no 2º andar do Palácio Pedro Ludovico, para formalizar a presença da companhia nas ações de revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia. Trata-se da maior operadora de logística ferroviária independente do Brasil, e uma das maiores do mundo.

A Rumo, do grupo Cosan, ficará responsável pela compensação florestal de 400 hectares na região do Rio Araguaia, e começa com um piloto de 50 hectares no município de Mineiros, região Sudoeste de Goiás. A empresa credenciada para executar as atividades de recuperação de áreas degradadas é STCP Engenharia de Projetos.

“É um grande privilégio participar. Nós acreditamos muito no projeto, achamos que gera valor para a sociedade como um todo. A Rumo está toda empenhada em contribuir com o projeto e alcançar o sucesso juntos”, afirma o diretor de Relações Governamentais da companhia, Alexandre Porto.

“Trata-se do maior projeto de restauração de áreas degradadas e de conscientização de toda a América Latina, um exemplo para o Brasil e o mundo, que levará a mudanças de comportamento sobre a questão ambiental”, afirma o vice-presidente da STPC Engenharia de Projetos, Joésio de Meirelles Siqueira. “Nossa empresa já realizou ações de revitalização em outros estados, mas esta será a nossa maior experiência e contribuição para o Brasil”, destaca.

“Chega mais um parceiro muito significativo no novo lote do Juntos pelo Araguaia e, assim, a gente avança com muita força no destino de cumprir a nossa meta de restauração da bacia do Alto Rio Araguaia”, pontua a secretária Andréa Vulcanis.

“O projeto está em plena execução, com muitos parceiros importantes, empresas multinacionais envolvidas na proposta”, diz a secretária. “Toda a estruturação técnica do projeto está pronta, e em andamento. Temos lotes já concluídos, só na fase de monitoramento, outros começando, o que mostra que o Juntos pelo Araguaia é uma grande força”, informa.

“Ouvi hoje do diretor da Rumo que o projeto se apresenta como uma iniciativa inovadora, e que agrega valor na própria marca”, afirma a secretária. “Hoje os investimentos, sobretudo de grandes corporações internacionais, aportam descontos em valores de financiamento quando a empresa tem projetos de meio ambiente, como é o caso do Juntos pelo Araguaia. É uma participação importante, que fará com que outras empresas venham no rumo da Rumo”, conclui Andréa Vulcanis.

A reunião no gabinete da secretária contou com as presenças de dirigentes da Rumo Patrícia Ruth Ribeiro (gerente de Meio Ambiente), Jonathan Gusso (coordenador de Flora); da STCP Luciano Moreira Ceolin (Gerente da Divisão de Restauração Ambiental); da Semad Mariana Lima Moura (Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Regularização Ambiental – SUC), Jorge Enoch Furquim Werneck Lima (Subsecretaria de Biodiversidade, Conservação, Segurança Hídrica e Saneamento – Subsurh) e Tiago Belloto de Castro (Gerência de Projetos Especiais – Gepes); e dirigentes do Escritório Executivo do Programa Juntos pelo Araguaia.

JPA
Lançado em 05 de junho de 2019, o Programa juntos pelo Araguaia tem como objetivo promover a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento no bioma cerrado. Visa contribuir para a melhoria da qualidade do rio, reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados. Além disso, tem por meta fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover mudança cultural que resulte em práticas sustentáveis de ocupação do território.

O objetivo do programa é promover a recuperação de 10 mil hectares de áreas degradadas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia nos estados de Goiás e do Mato Grosso. Diretamente, o público-alvo do JPA engloba a população de 28 municípios dos estados de Goiás (16 localidades) e Mato Grosso (12), na Região Centro-Oeste do Brasil.

Na cooperação público-privada, o Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO) e o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT) formam a governança do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA). Os investidores são as empresas Anglo American, Hypera Pharma, State Grid e Rumo. A Pilar Gold Inc é agente de sustentabilidade.

A execução está a cargo do Instituto Espinhaço e a STCP Engenharia de Projetos está credenciada. A rede de sinergia engloba a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pelos estudos científicos do programa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) /Senar/Ifag/Sindicato Rural. Em Goiás, as prefeituras municipais de Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Baliza, Piranhas e Santa Rita do Araguaia são as apoiadoras locais.

 

Leia a nossa edição impessa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo