Notícias

Educação e saúde foram prioridades de Vilmar Mariano no primeiro ano de mandato

Vilmar assumiu a prefeitura, em 31 de março de 2022, após a renúncia de Gustavo Mendanha.

Ao completar um ano como prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano inaugurou obras e deu início a obras viárias, obras para o lazer e prática de exercícios, reforma e manutenção de unidades escolares, reajuste salarial para os professores, ampliação da capacidade de atendimento do Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) Iris Rezende Machado. Além disso, conquistas de novas indústrias que geraram mais empregos para a população e atendimento a milhares de lideranças.

Vilmar assumiu a prefeitura, em 31 de março de 2022, após a renúncia de Gustavo Mendanha. Desde então, faz uma gestão de continuidade, e busca estreitar os laços com a população, levando a prefeitura para mais perto dos moradores, ouvindo e atendendo as demandas in loco.

Na educação, Vilmarzinho fez novos investimentos no programa Cuidar de Nossa Escola é Dever de Todos, que busca escolas da rede pública municipal. Em um ano, cinco escolas foram totalmente reformadas e outras cinco estão com obras em andamento. Em breve, as comunidades terão um espaço mais moderno e com estrutura adequada para ensino e aprendizado.

Em novembro, foi entregue o CMEI Joaquim Gonçalves de Oliveira, no setor Comendador Walmor. A unidade atende cerca de 200 crianças entre a creche (agrupamentos I, II e III) e pré-escola (agrupamento IV e V). A unidade de ensino contará com seis salas de aula, dois berçários e um lactário, além dos demais espaços destinados à administração escolar.

Outras duas unidades tiveram Ordem de Serviço assinadas no mês de março deste ano. São elas: Escola Municipal Benedito Rodrigues Siqueira, localizada no Jardim dos Buritis, e a Escola Municipal Parque Flamboyant são as mais novas unidades beneficiadas na gestão de Vilmar. A assinatura ocorreu dentro da semana de atividades do Mutirão de Aparecida, que retornou agora em março, levando centenas de serviços e atendimentos a uma região da cidade por mês.

Valorização da categoria

E, numa medida para valorizar os professores da rede municipal, a Prefeitura de Aparecida, com aval de Vilmar, fechou em março deste ano acordo para pagamento do piso salarial da categoria. Ficou acertado que a Prefeitura fará o pagamento integral do índice estabelecido pelo MEC para 2023. O percentual de 14,95% será incorporado na folha de pagamento dos servidores e será pago no contracheque do mês de abril, retroativo a março.

Para os servidores administrativos que aguardam uma diferença salarial referente ao ano de 2015, a Prefeitura propôs a quitação do pagamento desses valores em sete parcelas, o que totalizará aproximadamente R$ 1 milhão. A proposta também foi aceita pela categoria.

Atendimento ampliado no HMAP com mais especialidades

Neste primeiro ano da administração de Vilmar Mariano na Prefeitura de Aparecida, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) passou a ser gerenciado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. O grupo assumiu a administração do maior hospital municipal do Centro-oeste em junho de 2022, com a missão de ampliar as internações clínicas, cirurgias e exames. O HMAP é hoje o único hospital público fora de São Paulo com a gestão do Einstein.

Desde então, a unidade expande os atendimentos. O último levantamento realizado pela Secretaria de Saúde aponta que o número de pacientes atendidos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do hospital dobrou entre o primeiro e o segundo semestre de 2022, mesmo sem mudanças na quantidade de leitos. Além disso, a taxa de mortalidade reduziu mais da metade.

Nesse período, o HMAP também passou a ofertar aos aparecidenses e aos usuários do Sistema Único de Saúde de dezenas de municípios no entorno da cidade novos procedimentos como angioplastia, cateterismo e tratamento de infarto agudo do miocárdio, bem como cirurgia bariátrica para tratamento da obesidade.

A unidade realiza ainda mutirões de cirurgias eletivas para diminuir a fila de pacientes que aguardam pelos procedimentos. Eles se acumularam durante os dois primeiros anos de pandemia, período em que ficaram suspensos. Com isso, desde que o HMAP realizou o primeiro mutirão, em setembro de 2022, Aparecida já reduziu em mais de 66% a fila de espera por cirurgias eletivas.

A SMS também tem realizado mutirões de consultas especializadas, exames e pequenas cirurgias. No último ano, mais de sete mil atendimentos foram ofertados durante essas ações, que acontecem sempre aos sábados, mediante agendamento prévio, seguindo a lista de espera.

“Até hoje a saúde pública sente os efeitos dos dois primeiros anos de pandemia, período em que muitos procedimentos eletivos se acumularam e a demanda não parou. Por isso, que para auxiliar na fluidez dos atendimentos, a orientação para a SMS é realizar periodicamente os mutirões aos finais de semana para reduzir o tempo de espera e facilitar acesso aos tratamentos para a população aparecidense”, pontuou o prefeito Vilmar Mariano.

Aparecida também intensificou os mutirões de prevenção à dengue, com varreduras em bairros, visitas domiciliares e coleta de pneus. O município também segue realizando ações permanentes de incentivo à vacinação. No primeiro ano de governo do prefeito Vilmar, foram realizadas blitzes em shoppings, vacinação em condomínios residenciais aos domingos, parquinho da vacinação para crianças e vacinação noturna em supermercados da cidade.

O Programa de Sequenciamento Genômico da SMS também ganhou destaque nacional ao monitorar e identificar novas variantes do coronavírus. Os primeiros casos de BA.4 e a BA.5 em todo o Centro-oeste foram descobertos em Aparecida.

Em outubro de 2022, o prefeito Vilmar Mariano e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães também lançaram o Programa Viver + Feliz de controle da diabete infantil para usuários de 4 a 14 anos. A iniciativa consiste no fornecimento de um sensor aplicado na parte posterior superior do braço que mede de forma contínua as leituras da glicose e armazena os dados. O dispositivo causa menos incômodo às crianças porque evita as constantes picadas nos dedos com lancetas para aferição da glicemia, além de reduzir internações e propiciar melhor qualidade de vida e um monitoramento mais eficaz da doença.

Leia também a edição impressa

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo