Cidades

Filhote de tamanduá-bandeira, espécie ameaçada de extinção, é exibido no Zoológico de Goiânia

Animais habitam espaço cuidadosamente preparado, com vegetação que simula o ambiente natural

No recinto, eles recebem uma alimentação balanceada de vitaminas com suplementos, frutas, verduras e ração| Foto: Agetul

O Zoológico de Goiânia possui um novo morador: o filhote dos tamanduás-bandeira Amora e César, que já são habitantes do local. O animal, nascido no dia 12 de outubro de 2023, será apresentado para a população na tarde desta sexta-feira, 12. O filhote e seus pais recebem os cuidados da equipe técnica do zoológico, composta por veterinários, biólogos e zootecnistas.

O tamanduá macho veio do Zoológico de Brasília e a fêmea foi encaminhada pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ainda pequena, após sua mãe ter sido atropelada em uma rodovia.

“É uma alegria recebermos esse filhote, fruto de uma reprodução no próprio zoológico. Esse é o resultado do bom cuidado dos nossos veterinários, biólogos e zootecnistas que acompanham os animais de perto”, afirma o presidente da Agetul, Danilo Guimarães.

Com focinho típico alongado e uma longa língua, que captura formigas e cupins, os tamanduás têm um espaço cuidadosamente preparado no zoológico, com vegetação que simula o ambiente natural, e que garante segurança, bem-estar e qualidade de vida a esses mamíferos. No recinto, eles recebem uma alimentação balanceada de vitaminas com suplementos, frutas, verduras e ração.

São catalogadas quatro espécies de tamanduá no mundo, sendo três encontradas no Brasil, são elas: tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), tamanduaí (Cyclopes didactylus) e tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla). No Zoológico de Goiânia, os tamanduás recebem todo o cuidado necessário para a preservação da espécie, que é vulnerável devido à destruição progressiva do seu habitat natural, queimadas e atropelamentos.

Mamífero ameaçado 

A espécie é encontrada em campos limpos, cerrados e florestas. Apesar de ser mais comum em áreas de cerrado, usa ambientes de floresta para repouso e abrigo, durante as horas mais quentes do dia, e utiliza os campos limpos para se alimentar quando as temperaturas estão mais amenas.

Por sua versatilidade, o tamanduá-bandeira pode ser encontrado da América Central até a América do Sul. Originalmente, ocorria em todos os estados brasileiros, mas atualmente está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

A degradação e a redução dos habitats são apontadas como as principais causas da perda populacional da espécie, mas a caça, o atropelamento em estradas e os incêndios florestais também contribuem para colocar o tamanduá-bandeira na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo