Economia

Serviços em Goiás têm a maior alta do País em julho

Crescimento alcançou 4,7% no Estado ante a 1,1% no Brasil, puxado principalmente por serviços de transportes e prestados às famílias. Turismo cresceu 3,4% em relação a junho.

Foto: Rodrigo Cabral

O setor de serviços em Goiás começou o segundo semestre em alta e registrou, em julho, crescimento de 4,7% no Estado em relação ao mês anterior, a maior alta do Brasil. Na comparação com julho de 2021, o percentual também é expressivo: 13,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta terça-feira (13/09). No acumulado de 2022, o aumento em Goiás chega a 9,1%.

O crescimento no Estado se deu principalmente em relação a serviços relacionados aos transportes (33,8% em julho), alavancados por atividades como o escoamento da safra, e prestados às famílias (22,3% em julho), em especial os serviços ligados ao turismo. No acumulado do ano, estas duas ramificações alcançam, respectivamente, 24,2% e 28,5% de alta.

O setor de turismo goiano teve destaque no cenário nacional com um crescimento de 3,4% em relação a junho. Essa variação é 23,4% maior quando comparada a julho de 2021, e representa uma variação acumulada nos últimos 12 meses de 29,1%.

“Os números mostram que os trabalhos para fortalecer o setor e retomar a atividade econômica pós-pandemia têm dado certo. Tanto que o Estado lidera, mais uma vez, o cenário de crescimento em todo o País”, comenta o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Cenário nacional
No Brasil, o resultado positivo é observado em três das cinco atividades investigadas pela pesquisa em todo o território nacional. Os principais destaques foram os transportes, que apresentaram 2,3%, e informação e comunicação, com 1,1%, que exerceram as principais influências positivas sobre o índice em julho. O transporte de cargas, que acumula alta de 19,7% desde outubro do ano passado, avançou 1,2% em julho.

Em relação ao mês de junho, houve um crescimento de 1,1% no volume de serviços prestados em todo o país. Esse é o terceiro resultado positivo consecutivo, que acumula um ganho de 2,4% e faz com que o setor se posicione 8,9% acima do patamar pré-pandemia e 1,8% abaixo do nível mais alto, que havia sido atingido em novembro de 2014.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo