Podcast

Luceleia Perpétuo, candidata a deputada federal de Rio Verde entra na luta para representar o Sudoeste goiano

De família forte na política rio-verdense, ela denuncia o coronelismo e a falsidade de quem "não gosta de pobre"

Edição extra do podcast A Hora da Verdade recebeu Luceleia Perpétuo, que pretende representar o sudoeste goiano

Por: Luciana Brites

 

 

Em uma edição extra do podcast A Hora da Verdade, a candidata a deputada federal Luceleia Perpétuo (Solidariedade) foi entrevistada ontem, quinta-feira (1º) por Batista Pereira e contou como pretende conquistar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Aos 47 anos, Luceleia Perpétuo é de uma família politicamente forte na cidade de Rio Verde, mas sempre atuou no comércio e na prestação de serviços. Corretora de imóveis, conhece bem a cidade e sabe das riquezas e carências de um dos municípios mais ricos do Estado de Goiás.

Muito ligada aos irmãos Luciano Perpétuo e Elecir Casagrande Perpétuo, que são vereadores em Rio Verde, ela contou que sempre realizou ações assistenciais e confirmou que o eleitor, de fato, pede muito no varejo. “São pessoas que precisam muito de ajuda. Pra consertar um telhado, pra comprar um remédio, fazer um exame… são pessoas necessitadas, que sabem do nosso trabalho e procura a gente”, detalha.

Elecir Casagrande é o coordenador da campanha da irmã, que disse ter fechado apoios importantes, com lideranças de vários segmentos, em Caçu, São Simão, Itarumã, Cachoeira Alta e Paranaiguara. Santa Helena e Goiânia ainda são uma incógnita, mas ela e a equipe estão realizando reuniões diárias para formar alianças. Calculando que precisa de 100 mil votos para se eleger com tranquilidade, Luceleia Perpétuo revela que a  expectativa é ter 40 mil votos, apenas em Rio Verde.

 

 “Ainda existe coronelismo na política”

 

Ela confia nos apoiadores silenciosos, de pessoas que votarão nela mas não podem adesivar o carro ou mesmo se expressar nas redes sociais. Segundo ela, a discrição é causada pelo medo. “Existe coronelismo. Os funcionários (públicos) tem muito medo. Pessoas que devem favores ou receberam alguma ajuda em algum momento, todos têm medo. Por que eles têm tanto medo? Tem coronelismo sim!”, afirma.

Questionada se o “coronel” seria o atual prefeito Paulo do Vale, ela diz que sim, cita rapidamente outras lideranças de Rio Verde e vai além. “São pessoas que não gostam de pobre! Que só chegam perto na época da política. Aí chegam perto e dão abraços. Isso dá nojo! Tem que ter empatia a vida inteira. É ou não é. Só de vez em quando, isso não é sincero, não é honesto”, diz, no único momento em que se exalta.

Confiante de que será eleita deputada federal, ela não descarta a hipótese de, futuramente, disputar a prefeitura de Rio Verde. Perguntada se esse é um sonho que acalenta, Luceleia Perpétuo responde que o sonho dela é “um pai conseguir pagar uma faculdade para um filho, uma mãe conseguir sustentar a família… a mãe que não tem a presença de um provedor… ver as pessoas vivendo com dignidade, não ver tanta gente passar necessidade… esse sim, é o meu sonho”, declara.

Luceleia Perpétua confirmou que, politicamente, a família é parceira fiel e de longa data de Marconi Perillo, candidato ao senado. Marconi, por sua vez, é eleitor de Simone Tebet para a presidência. Simone teve um bom desempenho em um debate, realizado por um pool de veículos de comunicação, no domingo, 28 de agosto, e chamou a atenção de muitos eleitores, inclusive, dizendo que “mulher vota em mulher”.

Perguntada sobre os motivos pelos quais as mulheres, que são mais da metade do eleitorado brasileiro, não elegem mulheres, Luceleia Perpétuo preferiu não responder. Ela declarou voto em Jair Bolsonaro – uma escolha pessoal, uma vez que o Solidariedade liberou os filiados  –  e explicou porque resolveu se candidatar. “Justamente por isso resolvi sair candidata, porque ainda são poucas as mulheres na política”, declarou, sem se aprofundar na questão de gênero.

  “Felipe Cortez, postulante à vaga na Alego é seguro e determinado, um excelente nome”

 

A disputa presidencial deve ir para o 2º turno, com Lula e Bolsonaro e, em Goiás, Ronaldo Caiado deve se reeleger no 1º turno. É essa a análise que Luceleia Perpétuo faz do cenário político. Sobre Gustavo Mendanha, ex-prefeito de Aparecida de Goiânia e candidato ao governo pelo Patriota, ela diz que não vai ser desta vez. “O Gustavo Mendanha tem qualidades, está começando agora, mas pode deixar para a próxima. Por enquanto, é Caiado”, resume.

Para a Assembleia Legislativa, ela fechou parceria com Felipe Cortez (Podemos), também de Rio Verde. “Ele é seguro, determinado, um excelente nome”.

Além dos apoios, silenciosos e declarados, a candidata conta com a própria disposição para fazer campanha. “É chinelo no pé, batendo perna na rua. É caminhada, reunião, uma conversa aqui, outra ali… é voto a voto”. O aporte financeiro vem das parcerias, da própria família e do fundo partidário.

A entrevista com Luceleia Perpétuo e as demais, com todos os entrevistados do podcast A Hora da Verdade, estão disponíveis no canal do Diário de Aparecida no youtube.

Edições extras

Durante o período eleitoral, o DA a vai realizar edições extras do podcast A Hora da Verdade. Fique atento ao site e às redes sociais do jornal para conferir a agenda de entrevistas. Elas serão realizadas sempre às 9 horas, com transmissão ao vivo e matéria especial na edição impressa do dia seguinte.

 

 

Botão Voltar ao topo