Aparecida
Tendência

Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida começa a ser restaurada

Obra de restauração da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida começou a ser restaurada. Nessa primeira etapa  foi realizada a retirada do piso interno e dos barrotes. Para realizar todas as intervenções foram levantados anteriormente os aspectos históricos, artísticos, ambientais e antrópicos que influenciam o estado de conservação da igreja.

Isso tudo porque o monumento é protegido por lei de tombamento federal por ser patrimônio cultural do município. De acordo com  o secretário municipal de Cultura, Érick Magalhães, a tramitação do projeto de restauração foi realizada pela Secretaria de Cultura e  a equipe está conferindo de perto a execução dos trabalhos em suas etapas.

Aprovado pelo Iphan, o projeto estabelece a restauração das características físicas e patrimoniais da igreja centenária, observando o conjunto de elementos necessários à preservação da edificação, melhorias na parte elétrica, hidráulica, estrutural e de conservação do monumento.

O superintendente do Iphan em Goiás, Allyson Cabral, destaca que a obra está acontecendo dentro do combinado.  Segundo ele, a igreja  já foi cercada com tapumes e o início das intervenções está de acordo com o cronograma. “É uma obra dedicada à preservação das características do centenário da igreja e que vai dar um novo salto de qualidade ao templo. É importante dizer que essa é uma visita para verificar o início das obras, não é propriamente uma inspeção técnica”, explicou

A ordem de serviço para o início das obras de restauração foi assinada pelo prefeito Vilmar Mariano no dia 26 de janeiro deste ano. A Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Igreja Matriz, está localizada no Centro Histórico da cidade.

A expectativa é de que as intervenções de restauração da igreja sejam realizadas em até 12 meses, conforme contrato com a Marsou Engenharia, empresa responsável pela restauração do monumento. A obra está orçada em R$ 1,5 milhão proveniente de emendas parlamentares dos deputados federais Professor Alcides e Francisco Júnior com contrapartida da Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Cultura.

Durante o período, as missas e atividades da igreja serão realizadas no Salão Paroquial, na Praça Matriz, em frente ao santuário. “Estão sendo restaurados a história, a vida e a memória de um povo. Um sonho que está se concretizando com fé, esperança e gratidão. Estou muito feliz por participar desse momento da comunidade católica e da nossa cidade”, sublinha o frei Ednilson Vaz, reitor da Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo