Goiás
Tendência

PRF inicia Operação Férias 2023

Dados da operação do ano passado apontam que foram registrados 227 acidentes, resultando em 18 óbitos e 242 feridos no período

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira (30)a Operação Férias 2023, que terá duração até 31 de julho. A ação, coordenada em todo país, tem como objetivo garantir a segurança viária, com foco na prevenção de acidentes de trânsito, por meio de policiamento e fiscalização.

Durante a operação, serão realizadas atividades planejadas em locais e horários de maior fluxo de veículos, além de áreas com maior incidência de acidentes graves e crimes. Com a expectativa de aumento do fluxo de veículos devido ao período de recesso escolar, a PRF estará atenta para garantir a segurança nas estradas do estado.

Dados da operação do ano passado apontam que foram registrados 227 acidentes, resultando em 18 óbitos e 242 feridos no período. Além disso, foram flagrados casos de condução sob efeito de álcool, falta de utilização do cinto de segurança e ultrapassagens indevidas.

Durante a operação, a PRF estará focada em coibir o excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, o uso inadequado do cinto de segurança e as ultrapassagens indevidas. Além disso, os agentes estarão atentos a crimes como porte ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas, exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como crimes ambientais.

A conscientização dos motoristas sobre a importância da segurança no trânsito também será uma prioridade, por meio de ações de Educação para o Trânsito. Serão abordados comportamentos de maior risco e medidas para reduzir acidentes.

Dicas

A PRF reforça algumas orientações importantes para uma viagem segura, como verificar as condições do veículo, incluindo freios, faróis, limpadores de para-brisa e luzes traseiras, além de realizar a revisão completa antes de pegar a estrada. O uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças também é essencial.

Respeitar os limites de velocidade, manter distância segura dos demais veículos, realizar ultrapassagens apenas em condições seguras e manter a atenção no trânsito são medidas que contribuem para reduzir o risco de acidentes.

Além disso, é fundamental planejar a viagem, evitando horários de maior movimento. Dirigir cansado ou com sono aumenta os riscos, portanto, é recomendável fazer pausas a cada três ou quatro horas de viagem ou revezar a direção do veículo.

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo