BrasilEconomia
Tendência

Dia dos Namorados: 4 dicas para economizar na hora de comprar o presente para seu amor

Especialista orienta a economizar nas compras e surpreender o parceiro sem prejudicar suas finanças

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil, quase 100 milhões de pessoas planejam fazer compras neste Dia dos Namorados, representando um aumento de 8% em comparação com o ano de 2022. Com tantas opções disponíveis, como roupas, sapatos, acessórios e até mesmo jantares, é importante ficar atento para não exceder o orçamento e evitar contrair dívidas desnecessárias com presentes.

Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal online, recomenda que o mais importante nesta data é a demonstração de amor e carinho, e não vale a pena se endividar ou assumir parcelamentos que afetem as despesas futuras. Ela oferece quatro dicas para economizar na hora de comprar o presente, sem deixar de tornar essa data especial:

Estabeleça um valor limite para o presente do Dia dos Namorados:

Antes de sair às compras, faça uma análise do seu orçamento e defina o valor que você pode e pretende gastar no presente, levando em consideração suas outras despesas. Com essa quantia em mente, você poderá encontrar um presente ideal dentro das suas possibilidades financeiras. Lembre-se de que o momento a dois é o mais importante, e não o valor gasto no presente.

Pesquise antes de comprar:

Evite comprar na primeira loja que encontrar. Faça uma lista de possíveis presentes e pesquise os preços e condições de compra em pelo menos três lugares, incluindo lojas físicas e online. Além disso, verifique as avaliações de outras pessoas sobre as lojas e produtos, assim como a reputação das empresas. Essas informações ajudam a evitar compras impulsivas.

Prefira pagar à vista:

Antes de optar pelo parcelamento, avalie suas obrigações futuras. Se o presente for caro e as parcelas couberem no seu orçamento dos próximos meses, pode ser uma opção, mas dê preferência ao pagamento à vista. Atrasos nos pagamentos podem resultar em juros, negativação e descontrole financeiro. Além disso, o pagamento à vista muitas vezes oferece a possibilidade de negociação de descontos, permitindo que você economize mais do que o planejado.

Faça algo especial para o Dia dos Namorados:

Se o dinheiro for um problema, use sua criatividade e faça o presente com suas próprias mãos. Pode ser um arranjo de flores, um café da manhã na cama, um cartão personalizado ou um porta-retrato com uma foto de um momento especial. Além disso, um piquenique, um jantar caseiro ou uma sessão de cinema com pipoca no conforto da sua sala também são maneiras simples e de baixo custo para demonstrar seu amor.

Lembre-se de que o mais importante é o gesto e a intenção por trás do presente, e que você pode tornar essa data especial mesmo com recursos limitados

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo