Notícias

Caiado e Rogério Cruz já cimentaram bases para aliança DEM-Republicanos

O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Rogério Cruz deram o “pontapé” inicial nas parcerias administrativas para beneficiar Goiânia, cujas ações devem repercutir no processo eleitoral, culminando com a aliança do DEM e o Republicanos às eleições de 2022. Em conversa reservada, na última sexta-feira, Caiado e Rogério trataram da “agenda positiva” para Goiânia, com a realização de eventos e obras em parcerias do estado e o Paço Municipal, mas as eleições de 2022 também entraram na pauta. Dois deputados estaduais testemunharam o diálogo: Henrique Arantes (MDB) e Lucas Calil (PSD).

O governador Ronaldo Caiado, que é candidato à reeleição, busca apoio do Republicanos, legenda que tem o prefeito Rogério Cruz como principal liderança e que é controlado pela Igreja Universal do Reino de Deus. Cruz é pastor licenciado da igreja. A meta do Republicanos para 2022 é fortalecer a bancada na Câmara Federal, com a conquista de uma ou duas vagas.

A aposta do partido é o pastor Jeferson Rodrigues, atual deputado estadual. O deputado federal João Campos, presidente do Republicanos em Goiás, trabalha para consolidar seu projeto de concorrer ao Senado, mas pode recuar e se manter como pretendente a novo mandato à Câmara.

O governador e o prefeito definiram que participarão juntos, sem que seja possível, semanalmente, de eventos do governo estadual e da prefeitura. A ideia é criar uma agenda positiva na capital, favorecendo as duas gestões. Além de vistorias e entregas de obras, as parcerias devem acarretar, em breve, no lançamento de projetos em parceria.

As ações em conjunto de Estado e prefeitura trazem a sinalização para aliança do DEM e Republicano no próximo pleito. “Será uma simbiose. Vai render frutos para a população e fortalecer as duas gestões, com reflexos político-eleitorais, desaguando em uma aliança entre os partidos do governador e do prefeito”, diz um assessor de Ronaldo Caiado.

Desde a posse de Rogério Cruz, em janeiro, Caiado tem mantido proximidade com a administração de Goiânia, com encontros frequentes, tanto no Palácio das Esmeraldas quanto no Paço Municipal. Rogério Cruz, por sua vez, nas entrevistas à imprensa, elogia o comportamento “respeitoso” do governador em relação à gestão da capital. “Todas as vezes que procurei o governador, sempre fui muito bem recebido. Goiânia agradece o espírito democrático de Ronaldo Caiado.”

O governador, por sua vez, também destaca o trabalho que o prefeito de Goiânia vem realizado nesses seis meses de administração. “Rogério Cruz cumpre a sua missão de cuidar dos interesses de Goiânia, com espírito público e transparência.”

Chapa da reeleição busca reforçar a base partidária

O governador Ronaldo Caiado busca atrair para coligação com o DEM partidos com expressão eleitoral em Goiás. Por isso, o Republicanos está na ordem do dia. Caiado é candidato à reeleição, em 2022, e atua também para ampliar o tempo da propaganda política no rádio e televisão. Além do Republicanos, o DEM busca aliança com outros grandes partidos como o MDB, PSD e Progressistas. Nas próximas semanas, Ronaldo Caiado, Rogério Cruz, deputado federal João Campos (presidente do Republicanos de Goiás) e o deputado estadual Jeferson Rodrigues devem sentar à mesa para discutir a montagem da coligação governista para o pleito do ano que vem. “Caiado e Cruz estão próximos e o objetivo de ambos é fortalecer o DEM e o Republicanos, respectivamente.

Uma aliança beneficia os dois partidos, principalmente em relação às eleições de deputado federal e estadual”, diz um assessor do Paço Municipal. As conversações entre o governador e o prefeito de Goiânia sobre as eleições de 2022 vão ocorrer no tempo certo, ou seja, ainda este ano, já que há disposição entre o DEM e o Republicanos de estarem juntos no processo eleitoral, com objetivos de ampliar cadeiras principalmente de deputado federal e deputado estadual.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo