Goiás OnlineNotícias
Tendência

Ônibus intermunicipais serão renovados a partir desta semana

Renovação da frota pelas empresas conta com veículos do tipo leito e semileito, antes utilizados apenas em viagens interestaduais; governo segue com fiscalização do serviço de transporte de passageiros

As empresas responsáveis pelo transporte de passageiros entre municípios iniciam, nesta semana, a renovação da frota que atende milhares de usuários em todo o estado. Os primeiros 12 veículos adquiridos foram apresentados ao governador Ronaldo Caiado na manhã desta quarta-feira (22/03), na Praça Cívica, em Goiânia. “São tudo aquilo que o cidadão precisa para ter a garantia de uma viagem com segurança e com preço compatível”, afirmou Caiado.

Os ônibus são dos tipos semiurbano, leito e semileito, que oferecem ao usuário itens como poltronas de máxima inclinação, descanso para as pernas, ar condicionado, acesso à internet wi-fi e maior acessibilidade. A modalidade com conforto extra vai operar de forma simultânea à convencional e foi autorizada por resolução normativa publicada no mês de janeiro pelo Estado. Antes, essa opção estava disponível apenas para viagens para outros estados.

A mudança atende a uma determinação da gestão Caiado para melhoria do transporte de passageiros, tanto em Goiânia quanto no interior, e atende às normas da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), que fiscaliza o serviço. “É uma primeira etapa; estamos monitorando e acreditamos que essa renovação será contínua”, disse o presidente da AGR, Wagner Gomes.

Durante o evento, que contou com a presença de representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Intermunicipais, a agência reforçou que a fiscalização sobre o cumprimento de rotas e horários continua, assim como o combate ao transporte clandestino. Para a nova modalidade, poderá ser aplicada tarifa diferenciada, com índice de correlação tarifária definido pela AGR.

O vice-governador, Daniel Viela, e o secretário-geral do Governo, Adriano da Rocha Lima, também integraram a comitiva do Governo de Goiás que recebeu simbolicamente a nova frota. Estacionados ao longo da praça, os ônibus ficaram à disposição de estudantes e usuários para demonstração dos itens de conforto e segurança.

Municípios
Confirmaram investimentos para operação com leito e semileito as empresas responsáveis por linhas que ligam Goiânia a Rio Verde, Jataí, Mineiros, Ceres, Rialma, Uruaçu, Porangatu e São Miguel do Araguaia, entre outros. São elas: Expresso Marly, Expresso São Luiz e Viação Araguatur. Já a empresa Viação Araguarina irá oferecer uma linha semiurbana diferenciada entre Goiânia e Anápolis. No site da AGR (www.agr.go.gov.br) é possível conferir os itinerários e horários de embarque.

Fotos: Hegon Corrêa

Legenda: Novos ônibus para linhas intermunicipais trazem ao usuário conforto extra e segurança: renovação da frota reflete esforço do Governo de Goiás para melhoria do serviço

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo