Notícias

Governo do Estado divulga calendário de recadastramento da GoiasPrev

O governo do Estado, por meio da Goiás Previdência (GoiasPrev), retomará, a partir do dia 1º de julho, o recadastramento anual obrigatório (prova de vida) para aposentados, militares inativos e pensionistas do Poder Executivo, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A regularização será feita por agendamento e obedecerá a um cronograma de acordo com o mês de aniversário do segurado.

O recadastramento está previsto na Lei Complementar nº 161/20, criada com o objetivo de evitar pagamentos indevidos (óbitos não identificados e fraudes, por exemplo), e sua regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado. A retomada desse procedimento segue o que determina a Portaria nº 850, da última segunda-feira, 21.

A partir deste ano, o prazo para apresentar a prova de vida, que antes era de 80 dias, passa a ser de 60 dias (mês do aniversário mais o mês subsequente), seguindo o mesmo prazo dos servidores ativos. A prova de vida estava suspensa desde março de 2020, devido ao isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Para maior segurança, tanto do beneficiário quanto da instituição, a GoiasPrev elaborou um calendário para o exercício de 2021 e contará com a parceria da Secretaria da Administração (Sead), por meio das unidades do Vapt Vupt e do Ipasgo (postos de atendimento), na Capital e no interior do Estado.

Outra medida do governo estadual é a disponibilidade de dois tipos de atendimento, o presencial e o telemático (videoconferência), para aqueles que ainda têm receio de sair de casa, acamados ou com comorbidades, e para os que moram fora do Estado e não tiverem condições de enviar a documentação pelos Correios.

Para o presidente da GoiasPrev, Gilvan Cândido da Silva, essa foi mais uma ação do governador Ronaldo Caiado em relação ao isolamento social. “Além de zelar pela vida dos nossos beneficiários, em sua maioria do grupo de risco, e também dos nossos colaboradores, o governador manteve os pagamentos em dia, evitando transtornos a milhares de famílias que dependem dos benefícios da previdência estadual”, destaca.

Gilvan ressalta, ainda, que o cronograma foi pensado de acordo com os números de segurados e pontos de atendimento em todo o Estado de Goiás. Atualmente, a previdência estadual conta com 71 mil segurados (civis e militares) e 123 postos de atendimento (multiatendimento GoiasPrev, Vapt Vupt e postos do Ipasgo) numa média de 6 mil recadastramentos/mês. Com o controle do agendamento, serão de três a cinco atendimentos/dia por unidade no interior e no máximo dez nas unidades da Capital e região metropolitana.

Atendimento ao segurado
A Goiás Previdência informou que o atendimento para o recadastramento anual obrigatório dos aposentados, militares inativos e pensionistas (civis e militares) do serviço público estadual será realizado por meio de agendamento e poderá ser feito na GoiasPrev, em uma das 70 unidades Vapt Vupt em todo o Estado ou em uma das 52 postos do Ipasgo existentes em Goiás.

Nas localidades que não possuem unidade do Vapt Vupt, o recadastramento será realizado nos postos de atendimento do Ipasgo. Tanto no Vapt Vupt quanto no Ipasgo, o atendimento presencial exigirá o uso obrigatório de máscaras. Todas as medidas de segurança e distanciamento social serão tomadas. O calendário com os prazos para cada mês de aniversário será disponibilizado no site da Goiás Previdência e nos postos de atendimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo