AparecidaGoiás

Governo de Goiás garante recurso para municípios no combate à dengue

Governador apresentou estratégias na luta contra a epidemia da dengue

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o secretário de estado da Saúde, Rasível dos Reis, apresentaram, nesta quarta-feira (07/02), as estratégias do estado no combate à epidemia da dengue e chikungunya, como a instalação dos gabinetes de crise, que serão levados para os 246 municípios goianos.

Durante a videoconferência, realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Caiado solicitou à ministra da saúde, Nísia Trindade, recursos financeiros para que todos os municípios consigam realizar os exames laboratoriais. O pedido foi acatado pela ministra.

O secretário da saúde explicou que os exames são importantes para a avaliação dos casos, a fim de que os pacientes possam receber um tratamento adequado a sua situação. Segundo o secretário, a hidratação dos pacientes é uma das formas mais eficientes no combate à doença, e acrescentou que as medidas, apresentadas pelo governador, podem evitar o agravamento do estado de saúde, e reduzir as internações.

A resposta do Governo de Goiás ao cenário foi considerada rápida, com apoio a todas as cidades, com pontos de monitoramento epidemiológico instalados em 40 municípios.

Ao longo da reunião, Caiado pontuou que a quantidade de óbitos em Goiás é preocupante. Apenas em 2024, foram quatro óbitos de pacientes jovens, na faixa etária de 30 a 34 anos, além de uma adolescente de 16 anos. Essa gravidade tem aumentado com o crescimento de casos do sorotipo 2 da dengue, que tem circulado atualmente no estado. 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo