Notícias

SMS da capital alerta sobre necessidade de vacinação contra febre amarela

A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) alerta sobre o elevado risco de febre amarela em pessoas não vacinadas. Durante as últimas duas semanas foram encontrados quatro macacos mortos, animais que não são transmissores, mas sentinelas da circulação do vírus causador da doença.

Em dois deles, que estavam no no Setor Pedro Ludovico e Residencial Rio Verde, foi constatada a presença da febre amarela. Diante disso, a SMS reforça a importância da participação das pessoas nessa vigilância, pois é através da informação da população que os animais são recolhidos para investigação.

Sobre a doença
Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Vacinação
A vacina contra a febre amarela tem a primeira dose recomendada aos 9 meses de idade e o reforço aos quatro anos. Em 2020, a cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano ficou em 58,2%. Contudo, o imunizante pode ser aplicado até os 59 anos e é preciso que a pessoa leve o cartão de vacinas.

As doses estão disponíveis nas 51 salas de vacinação da SMS. Para conferir a lista destas salas, é só acessar o site da SMS, através do link a seguir. https://www.saude.goiania.go.gov.br/_servicos/vacinas/campanha-de-vacinacao-contra-a-h1n1/.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo